Ultrassonografia: Como é feito esse procedimento?

A ultrassonografia é exame solicitado por muitos médicos por ser específico e fácil de ser realizado

A ultrassonografia, também conhecida pelo nome de ultrassom, consiste em um exame de imagem que só pode ser realizado por um profissional habilitado, segundo a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Esse método é solicitado primeiramente por muitos médicos por ser específico, rápido e fácil de ser realizado. Outro motivo é por não ter restrições, podendo ser praticado em mulheres gravidas e crianças.

Diferente dos outros tipos de procedimentos, essa técnica não utiliza radiação. Para obter o vídeo são utilizadas ondas sonoras de alta frequência que quando encostada em órgãos ou tecidos originam ecos e podem ser observados na tela de um computador pelo radiologista.

Como é realizado a ultrassonografia?

Para fazer o exame, o paciente deita em uma maca sem roupa na parte em que será analisada. É colocado gel no transdutor, aparelho utilizado para realizar o procedimento, pois a passagem de ar pode comprometer a resolução. Esse equipamento é colocado sobre a pele e é movimentado com o intuito de investigar toda a área solicitada pelo médico. O procedimento não costuma durar mais do que 20 a 30 minutos.

Em alguns casos, para poder observar melhor o estado de órgãos internos e ter imagens mais nítidas e detalhadas, o aparelho pode ser introduzido em um orifício natural do corpo, como esôfago, reto e vagina. No caso do método realizado em mulheres para pesquisar cistos, gravidez, infecções ou até mesmo câncer na região pélvica, é chamado de transvaginal.

Através dos resultados emitidos em 2D ou 3D, o radiologista interpreta o que está sendo mostrado e emite um laudo médico. Em tons de preto, branco e cinza, podem ser vistos alterações, como massas, lesões e presenças de líquidos.

É necessário seguir algum procedimento para realizar o exame?

Na maioria das vezes não é preciso realizar nenhum preparo para fazer o exame. Porém, dependendo do órgão que está sendo avaliado, pode ser necessário seguir algumas orientações que a clínica onde será realizado o exame passará no momento em que ele for marcado.

Em alguns casos pode ser necessário encher a bexiga de água, como no ultrassom abdominal, tomar laxante, realizar jejum durante um determinado período, etc. Essas medidas farão com que a qualidade da imagem melhore.

Onde agendar um ultrassom por um preço acessível?

A GlobalMed Clínica realiza ultrassom com alta qualidade e preços acessíveis. Para obter mais informações ou agendar o procedimento em uma de nossas unidades, basta entrar em contato conosco nos números: (11) 2222-1090 (São Paulo) / (16) 4042-1911 (Ribeirão Preto) / (27) 3180-0381 (Vitória) / (19) 3927-5600 (Piracicaba) ou no nosso site.

Você pode agendar uma consulta na GlobalMed clicando nesse botão

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES