São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Tuberculose: Entenda as causas dessa grave doença

Um dos principais sintomas da tuberculose é a tosse

A tuberculose é considerada um grave problema de saúde que afeta principalmente os pulmões. Entretanto, há a possibilidade de acontecer em outros locais do corpo, como no intestino, meninges, gânglios, rins e ossos.

Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos surgem aproximadamente 70 mil novos casos e 4,5 mil pessoas morrem devido a essa doença no Brasil. Com a resistência aos medicamentos e o surgimento da aids, essa situação se tornou ainda mais complicada.

Embora algumas pessoas confundam, a tuberculose não é causada devido a uma pneumonia ou gripe mal curada. Essa doença é provocada pelo Mycobacterium tuberculosis, conhecido também pelo nome Bacilo de Koch. O principal armazenador dessa bactéria é o ser humano, porém é possível que ela exista em aves, outros mamíferos, gados e primatas.

Como é transmitida a tuberculose?

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, transmitida através de pequenas gotas salivares de uma pessoa que esteja com o exame de baciloscopia positivo. Essas partículas podem ser lançadas por meio da fala, respiração, tosse ou espirros.

Para que a infecção aconteça é preciso que essas gotículas cheguem até os alvéolos. Caso não consigam, a pessoa não será infectada. Alguns fatores como tabagismo, alcoolismo e baixa imunidade podem auxiliar no desenvolvimento da doença.

Um doente tende a infectar aproximadamente 10 a 15 pessoas. Isso porque muitas vezes os sintomas podem passar despercebidos, fazendo com que ele demore algum tempo para procurar ajuda médica. A transmissão só tende a diminuir depois de 15 dias de tratamento, embora isso só esteja confirmado após o resultado negativo à bactéria.

Quais são os principais sintomas da doença?

A maioria dos sintomas podem ser confundidos com o de outras doenças respiratórias, como a pneumonia. Devido a isso, é preciso ficar atento a todos os sinais e procurar um médico assim que houver suspeitas. Os sintomas que mais ocorrem são:

  • Tosse por mais de 3 semanas
  • Febre vespertina
  • Emagrecimento
  • Sudorese noturna
  • Cansaço

Em casos mais graves a tuberculose pode apresentar eliminação de sangue e pus ao tossir, dificuldade para respirar e dor torácica.

Como é feito o diagnóstico e qual o tratamento indicado?

O diagnóstico é feito através de exames específicos, como a baciloscopia, cultura para micobactéria e teste rápido molecular para tuberculose. Caso não seja comprovado por esses métodos, um médico pneumologista ou infectologista podem confirmar com base nos sintomas e exames complementares.

A tuberculose tem cura e para isso é necessário um tratamento que dura em média 6 meses. Ele deve ser feito corretamente, pois a irregularidade pode complicar ainda mais a doença e causar a resistência da bactéria aos medicamentos.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp