Tuberculose Ganglionar: Entenda o que é essa doença

A tuberculose ganglionar pode provocar ínguas no pescoço, virilha e axila

A tuberculose é uma doença bastante conhecida, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e popularmente chamada de Bacilo de Koch (BK). Ela afeta diretamente os pulmões, mas pode atingir qualquer órgão do corpo. Porém, ao falar de tuberculose ganglionar sempre surgem dúvidas se as causas e os sintomas são os mesmos.

Esse assunto ganhou maior destaque após a cantora de música sertaneja Simária, da dupla Simone e Simária, declarar ter sido diagnosticada com a doença. Em entrevista ao Fantástico, ela contou que estava perdendo muito peso e sentindo muito cansaço, mas só decidiu procurar ajuda quando teve que sair diversas vezes de um show por queda de pressão e falta de ar.

Nesse tipo de tuberculose a bactéria acomete os gânglios linfáticos, glândulas responsáveis por combater infecções e doenças. Ela costuma atingir pessoas que estão com o sistema imunológico debilitado, como Simária, que teve tuberculose, mas não fez tratamento por não perceber que estava com a doença.

Quais os principais sintomas da tuberculose ganglionar?

Os sintomas são inespecíficos e podem ser confundidos com o de outras enfermidades. Devido a isso, muitas vezes a pessoa que está sentindo pode demorar para procurar um médico. As principais manifestações são:

  • Suor noturno
  • Falta de apetite
  • Inguas no pescoço, virilha, nuca e axila
  • Cansaço excessivo
  • Febre baixa, de até 38°

Como é feito o tratamento e é possível ficar curado?

Na tuberculose ganglionar não é preciso ficar isolado, pois apesar de ter o mesmo agente transmissor, a doença não é transmissível por se instalar nos gânglios linfáticos ao invés dos pulmões. O tratamento é feito com medicamentos durante 6 meses, sem poder interrompe-lo durante esse período. Após esse tempo, a cura é garantida.

Qual médico procurar em caso de sintomas?

O tempo para manifestação dos primeiros sintomas costumam variar de 1 a 2 meses. Após notar os primeiros indícios da doença é indicado procurar um infectologista ou um pneumologista. Apenas um especialista poderá solicitar exames específicos e indicar o tratamento necessário.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp