São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Como prevenir que a trombose ocorra?

Uma das maneiras de prevenir trombose é praticando exercícios regularmente.

A trombose é o terceiro maior motivo de morte cardiovasculares. Ela acontece quando há a formação de coágulos de sangue dentro das veias ou artérias, recebendo o nome de trombose venosa ou trombose arterial. Essa condição impede a circulação normal do sangue e provoca inflamação na parede dos vasos sanguíneos.

A venosa ocorre devido ao bloqueio das veias, se manifestando principalmente nos membros inferiores, ou seja, nas pernas e coxas . Já a arterial costuma ocorrer pela obstrução das artérias, podendo provocar acidente vascular cerebral.

O maior perigo dessa doença para a saúde está quando o trombo corre pelas veias e artérias, chegando até os pulmões, provocando embolia pulmonar e ao cérebro gerando trombose cerebral. Essas duas situações precisam ser tratadas o quanto antes por causar risco de morte.

Quais são os principais sintomas?

A trombose pode apresentar sintomas ou não, isso vai depender do tamanho dos vasos que estão sendo afetados. Para aqueles que sentem os sinais, são eles:

  • Sensação de peso nas pernas
  • Inchaço
  • Dor no local
  • Pele arroxeada ou avermelhada

Quais são as causas da trombose?

Apesar de muitas pessoas acharem que essa condição atinge apenas as pessoas mais velhas, essa afirmação é um mito. Jovens de 20 a 40 anos também podem desenvolver essa doença. Isso porque, nessa idade há diversas atitudes que podem deixar exposto ao problema, como o uso de anticoncepcionais, gravidez e muito tempo sentado ou em pé no trabalho.

Existem alguns fatores que podem deixar o corpo predisposto para a formação de coágulo sanguíneo, sendo a maioria deles por atitudes do cotidiano. Veja alguns fatores de risco que podem influenciar o desencadeamento dessa condição:

  • Pílulas de hormônio feminino
  • Hábito de fumar
  • Sedentarismo
  • Pessoas com hipertensão e diabetes
  • Viagem de avião

Como prevenir que aconteça?

De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas atitudes que podem prevenir a manifestação da doença, sendo elas:

  1. Praticar exercícios ou fazer pequenas caminhadas regularmente
  2. Manter um peso ideal
  3. Mover as pernas após muito tempo em repouso
  4. Utilizar meias elásticas
  5. Evitar o uso de cigarro

Qual médico procurar em caso de suspeita?

Ao notar os primeiros sintomas é indicado procurar um médico vascular. Apenas um especialista pode verificar se há sinais de trombose e indicar o melhor exame para averiguar o caso com mais profundidade. Caso tenha o diagnóstico de trombose, o profissional indicará o melhor tratamento.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp