São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Transtorno obsessivo-compulsivo: O que é o famoso TOC?

O transtorno obsessivo-compulsivo pode causar sintomas de ansiedade

Você já ouvir falar sobre TOC?

O Transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido também pelo nome de TOC, é um distúrbio causado por crises de obsessões e compulsões, ou seja, a necessidade de realizar a mesma tarefa diversas vezes ou de maneiras especificas. Caso contrário, maus pensamentos podem dominar a mente, impedindo de seguir a rotina normalmente.

Apesar de algumas pessoas acharem que isso pode ser uma mania passageira, esses sintomas estão muito longe disso. A pessoa que tem esse transtorno age como um disco arranhado, repetindo diversas vezes o ponto em que travou. Nesse momento, o doente sente uma extrema ansiedade e um comportamento irracional até realizar determinada tarefa. A única maneira de sentir-se aliviado em relação a isso é obedecendo aquilo que sua cabeça está mandando.

Quais são os principais transtornos que ocorrem?

Apesar dos sintomas e obsessões variarem de pessoa para pessoa, existem alguns rituais que costumam ser mais comuns entre quem está passando por esse distúrbio, sendo eles:

Limpeza: Para conseguir se sentir aliviado e ter certeza de que nada estará sujo, alguns indivíduos necessitam tomar vários banhos durante o dia, ou então limpar e esfregar a casa inteira diversas vezes, mesmo tendo acabado de realizar essa tarefa.

Checagem ou conferência: É normal sair de casa e conferir se a porta está fechada, por exemplo. Quando essa atitude começa a ocorrer diversas vezes mesmo após ter acabado de conferir, ou então, checar e mesmo assim ter que voltar para a casa por não ter certeza disso, pode ser um sintoma do transtorno obsessivo-compulsivo.

Organização: Algumas pessoas que têm TOC não conseguem estar em um local que não esteja extremamente organizado. Essa organização pode ser feita por tamanhos, cores, simetria, etc. Essa característica é uma das mais conhecidas e marcantes quando falamos sobre transtorno obsessivo-compulsivo.

Qual a causa do aparecimento do transtorno obsessivo-compulsivo?

Ainda não existe um fator que comprove as causas do aparecimento do TOC, porém há suposições do que pode propiciar. Algumas hipóteses sugerem que ele pode ser motivado por questões genéticas, ambientais e traumáticas. Segundo a Sociedade Brasileira de Psicologia, a violência sexual pode ser uma das justificativas para essa doença aparecer em crianças e adolescentes. Além disso, a infância é um dos principais períodos que esse distúrbio começa a ocorrer, por isso é preciso ficar atento ao comportamento, como repetição de tarefas e irritabilidade caso elas não ocorram da maneira que a criança espera.

Quais são os principais sintomas do TOC?

Como já foi dito, esse distúrbio pode causar sintomas de obsessão e compulsão, como já sugere o nome. O indivíduo que tem essa doença, dependendo do tipo, podem desenvolver preocupação excessiva com a limpeza, medo de escrever ou fazer escolhas erradas, pensamentos ruins, indecisão e repetição de atitudes.

Qual o tratamento mais indicado e qual médico procurar em caso de sintomas?

Os tratamentos podem ser feitos por meio de terapias, remédios ou os dois. A terapia costuma trazer bons resultados, diminuindo os sintomas mais fortes. O tratamento vai depender do nível de distúrbio de determinado paciente e do que o especialista julgar necessário para o caso. Os médicos mais indicados são psicólogos e psiquiatras.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp