São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Tosse: Quais são as possíveis causas desse incômodo?

A tosse pode ter diversas causas e é classificada de acordo com o tempo de duração.

A tosse é um sintoma extremamente comum que pode ser causada por diversos fatores. Eles podem ir dos mais simples, causados por alergias, gripes, irritações na garganta, resfriados, refluxos, questões ambientais e tabagismo, ou até mesmo por algumas doenças mais graves, como a tuberculose, problemas cardíacos, asma, pneumonia e reações a medicamentos.

Essa reação acontece quando as vias aéreas são bloqueadas e estímulos são enviados para o cérebro por meio dos brônquios e traqueias. O processo provoca contração muscular do diafragma, impedindo a entrada e saída de ar na glote. Ela é um ato natural do corpo quando ocorre alguma irritação no sistema respiratório.

Quais são os tipos de tosse?

Existem diversos casos de tosse que podem ser classificados pelo tempo de permanência, quantidade de muco e qual a origem.  Segundo o Ministério da Saúde, até 3 semanas de duração é considerada como tosse aguda, entre 4 e 8 recebe o nome de sub aguda e após esse tempo já pode ser considerada crônica.  Veja quais são as que mais acontecem:

Tosse seca – Nessa manifestação há uma vontade constante de tossir, porém, a garganta permanece seca e sem secreção. Muitas vezes permanece por vários dias, agravando durante a noite. As principais causas são as dores de garganta, laringite, sinusite e amigdalite.

Tosse produtiva (com catarro) – A secreção produzida nesse tipo costuma estar associada a alguma infecção no sistema respiratório. O problema pode ter diversas causas, como sinusite, pneumonia, gripe, resfriado ou bronquite. Esse catarro é produzido para limpar as vias respiratórias.

Tosse alérgica – A tosse que indica um processo alérgico nas vias respiratórias é seca, irritativa e sem secreção, além de poder causar coceira na garganta e em alguns casos falta de ar. A manifestação inicia após entrar em contato com alguma substância que o sistema imunológico reconhece como uma ameaça.

Tosse crônica – Recebe o nome de crônica quando a duração ultrapassa dos 2 meses. Quando isso acontece é recomendado procurar um médico, pois pode ser sintoma de outras doenças consideradas mais graves.

Quais são as principais causas dessa manifestação?

Existem diversos fatores que podem estar causando a tosse, sendo os principais deles:

  • Gripe ou resfriado
  • Bronquite, sinusite ou asma
  • Poluição e cigarro
  • Refluxo gastroesofágico
  • Alergias a pelos de animais, poeira, etc.

Qual médico procurar em caso de sintomas?

Ao notar os primeiros sintomas é indicado consultar um clínico geral, um otorrinolaringologista ou um pneumologista. Apenas um profissional poderá entender quais são os principais sintomas que podem estar relacionados, solicitar exames e indicar o melhor tratamento caso seja necessário. É importante não tomar medicamentos sem orientação médica.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp