São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Soluço: como para esse incômodo?

Beber água pode ser uma das maneiras de solucionar o soluço

Em alguns momentos a pessoa está se alimentando, estudando, arrumando a casa e quando menos espera vem aquele barulhinho: “huc”. O soluço é som involuntário que acontece em algumas situações, podendo ser bastante desagradável para quem está sentindo e deixando na maioria das vezes a dúvida sobre qual a causa.

Esse problema é ocasionado por um espasmo involuntário do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, seguido pelo fechamento da glote, dificultando a passagem de ar para os pulmões e produzindo o famoso som. Na maioria das vezes ele não é grave, porém é preciso ficar atento caso demore para passar ou se vier acompanhado de outros sintomas.

O que causa o soluço?

Existem diversos fatores que podem ser as possíveis causas de uma crise de soluços, como por exemplo, comer demais, respirar errado, mudança súbita de temperatura, beber líquidos gasosos ou alcoólicos, consumir muito açúcar, café, cigarro, até mesmo ansiedade e estresse. Outra causa bastante conhecida é o refluxo, problema digestivo que faz com que o alimento ingerido volte no sentido da garganta.

É bastante frequente soluço em recém nascidos, até mesmo enquanto ainda está dentro do útero da mãe. Apesar de parecer “estranho” e muitas vezes ser motivo para preocupação de vários familiares, esse acontecimento é extremamente comum tendo em vista que os músculos torácicos e o diafragma ainda estão se desenvolvendo. Caso o soluço persista por mais de um dia, é necessário investigar se há outras causas.

Quanto tempo pode durar uma crise?

Ela não costuma durar muito tempo, desaparecendo subitamente após alguns minutos ou ter dois dias de duração. Quando as crises persistem por mais tempo, chamado de soluço persistente, é recomendado procurar um clínico geral para entender qual a causa. Em casos raros os soluços podem ser intratáveis, permanecendo por mais de um mês.

Quais são as dicas para amenizá-lo?

Não existe uma maneira correta de interromper o soluço, mas algumas medidas popularmente conhecidas podem ajudar a relaxar o diafragma. Segundo o Ministério da Saúde os melhores remédios caseiros para parar são:

  • Beber água gelada
  • Prender a respiração por alguns segundos
  • Tomar um susto

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp