Saúde da família: confira agora 5 dicas essenciais

É difícil encontrar um indivíduo que não tenha uma rotina bastante agitada. Em muitos casos, essas pessoas precisam lidar com pressão no ambiente de trabalho, o estresse causado pelo trânsito e outros problemas pessoais capazes de gerar preocupação. A longo prazo, esse cenário é um dos responsáveis por prejudicar a nossa qualidade de vida, nos deixando mais vulneráveis a contrair e desenvolver doenças. E para evitar complicações futuras, o melhor caminho é cuidar da saúde da família.

Ao investir nessa ideia, todos os membros da sua família terão mais disposição para encarar a agenda do dia a dia que, na maioria dos casos, costuma ser bem conturbada. A verdade é que cada indivíduo tem os seus próprios hábitos, mas, ainda assim, existem algumas práticas que podem ser adotadas e que farão toda a diferença no bem-estar e da vida saudável de todos.

Pensando nisso, e para ajudar você nessa tarefa, criei um conteúdo com todas as dicas para auxiliar você, e os seus entes queridos, durante essa missão. Acompanhe o post e saiba tudo sobre o assunto!

1. Faça exames preventivos

O primeiro passo para quem deseja cuidar da saúde da família, é incentivar todos os membros a realizarem exames preventivos frequentemente. Isso mesmo! Caso você não saiba, existem muitas doenças que são assintomáticas, ou seja, não apresentam nenhum sintoma, e somente um exame de rotina é capaz de identificá-las a tempo.

Ao fazer um check-up regularmente, você saberá como está o funcionamento do seu organismo e se há algo que precisa ser feito para melhorar a sua saúde e evitar o surgimento de doenças sérias.

A dica é realizar uma bateria de exames de rotina, pelo menos, uma vez por ano. Caso tenha alguém na sua família que seja portador de uma doença, seja ela grave ou não, essa frequência deve ser maior, conforme as orientações de um médico especialista.

Em média, são oito os exames solicitados em um check-up. Mas é claro que, de acordo com a condição do indivíduo, essas análises podem variar. Veja abaixo quais são os principais:

  • exame para medir a pressão arterial;
  • exame de sangue;
  • exame para medir o colesterol e diabetes;
  • teste ergométrico;
  • eletrocardiograma;
  • papanicolau, para as mulheres;
  • mamografia, para as mulheres;
  • dosagem dos hormônios da tireoide (TSH e T4).

2. Pratique atividades físicas em família

Engana-se quem imagina que os exercícios físicos são realizados apenas para perder aqueles quilinhos a mais. Muito além disso, essas atividades são excelentes para manter a saúde em dia e, quando realizadas em conjunto, podem contribuir para estreitar o relacionamento de todos os membros de uma família. Bacana, não é mesmo?

O que não faltam são opções de modalidades para praticar em conjunto, como as caminhadas, jogos de futebol ou vôlei, passeios de bicicleta em um parque e muitos outros. Para que a prática fique ainda mais divertida, procure realizar esses exercícios ao ar livre: em um clube, em uma pracinha perto de casa, em uma casa no campo ou, inclusive, na praia, durante um belo dia de sol.

Em longo prazo, será possível notar que todos da sua família terão mais disposição e, principalmente, conseguirão ter mais equilíbrio entre a saúde física e emocional. Vale a pena!

3. Crie um cardápio saudável para todos

Cuidar da alimentação é um dos fatores que mais merecem atenção para manter a saúde da família. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para aqueles que desejam ter mais saúde e qualidade de vida. Portanto, comece desde já a analisar o que você e a sua família estão consumindo.

O ideal é sempre montar pratos coloridos e bem variados, com muitas verduras, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras boas. Juntos, esses alimentos ajudam a prevenir uma série de complicações. O câncer, a hipertensão, a diabetes, o colesterol alto e o infarto do miocárdio são algumas delas.

Uma boa alternativa é fazer pequenos lanches para todos os membros da família. Essas refeições podem ser consumidas no trabalho, na escola ou em qualquer atividade externa. Nozes, castanhas e frutas também são excelentes opções para quem está longe de casa e precisa fazer um lanchinho rápido.

4. Cuide da higiene do lar

Outro fator importantíssimo para cuidar da saúde da família é manter a higiene da casa em ordem. Com esse cuidado, é possível prevenir uma série de contaminações e infecções, que podem ser causadas por bactérias ou vírus. Um perigo!

A boa notícia, é que existem alguns hábitos simples que ajudam a diminuir esse risco. O principal deles é deixar todos os cômodos limpos, organizados e bem arejados, facilitando a entrada de iluminação solar no ambiente.

O mesmo cuidado deve ser mantido para combater o surgimento de ácaros e mofos — ainda mais, se algum membro da sua família sofrer com algum tipo de alergia. Nesse caso, vale a pena trocar regularmente as fronhas, lençóis, toalhas e tapetes da casa. Ensine ainda, as crianças a lavarem bem as mãos antes de comer e após usar o banheiro.

5. Conte com um Programa de Assistência Contínua em saúde

Você já ouviu falar no Programa de Assistência Contínua em saúde? Se não, saiba que está na hora de conhecer essa modalidade. Mais acessível que um convênio médico tradicional, essa opção permite que você tenha acesso a especialistas de diferentes segmentos da medicina, podendo realizar, inclusive, exames médicos de forma eficiente e com altíssima qualidade.

Ao investir nessa modalidade, será possível contar com o acompanhamento de um médico dedicado para toda a família e um atendimento 24 horas, proporcionando assim, muito mais segurança e tranquilidade para todos.

A grande vantagem de considerar essa opção, é que o especialista já estará por dentro de todos os detalhes envolvendo a sua saúde e de toda a sua família. Com isso, sempre que surgir alguma complicação inesperada, o profissional terá facilidade para saber o que está acontecendo e, assim, indicar as melhores opções de tratamento.

Esta é, sem dúvida, uma opção bem mais acertada e eficaz do que se consultar com médicos diferentes sempre que um novo problema aparecer. Vale a pena considerar!

Viu só? Ao seguir esses hábitos, será bem mais prático cuidar da saúde da família e proteger quem você mais ama de qualquer problema.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite o momento para conhecer as vantagens do Programa de Assistência Contínua!

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES