Com a chegada do outono, consequentemente climas mais secos e uma maior concentração de poluentes, começam a aumentar os casos de rinite alérgica. Embora algumas vezes possa ser confundida com sintomas de gripes e resfriados que são causados por vírus, essa doença é uma inflamação do revestimento interno do nariz que tem como principal causa algumas substâncias que estão presentes no meio ambiente, como o mofo, a poeira e o pólen.
O ar que respiramos está sempre carregado de substâncias. O nosso nariz tem como função principal filtrar as impurezas presentes, aquecer e umidificar o ar que chega nos pulmões. A rinite acontece quando o sistema imunológico reage de forma exagerada a essas substâncias inalada, chamadas de alérgenos, como forma de defesa.
Embora os sintomas dessa doença comecem na infância ou na adolescência, pode ocorrer casos em qualquer idade. Homens e mulheres podem manifestar os sintomas igualmente e os casos geralmente estão relacionados com fatores genéticos e hereditários.
Quais são os principais sintomas dessa alergia?
Em uma crise de rinite alérgica a pessoa pode ter diversos sintomas que se iniciam após entrar em contato com o alérgeno. Segundo o Ministério da Saúde, os principais deles são:
- Corrimento nasal
- Obstrução
- Espirro
- Lacrimejamento
- Prurido ocular e nasal
- Hiperemia conjuntival
Como evitar o desencadeamento de crises de rinite alérgica?
- Manter a casa arejada e ensolarada
- Evitar o uso de cortinas, carpetes e tapetes
- Retirar o pó da casa com pano úmido
- Não utilizar cobertores de lã
- Evitar objetos que armazenem pó
- Lavar as roupas de cama semanalmente
Qual médico procurar em caso de suspeita?
Na manifestação dos sintomas de rinite alérgica é indicado procurar um clínico geral, um alergologista ou um otorrinolaringologista, no caso da crianças o pediatra também pode ser uma boa opção. O profissional observará os sintomas descritos e poderá solicitar exames para complementar o diagnóstico. Apenas um profissional pode indicar qual o tratamento necessário.
Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:
Os comentários estão desativados.