São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Reumatologista ou ortopedista: qual médico consultar?

São diferentes as doenças que os ortopedistas e os reumatologistas tratam.

Ao notar alguma dor persistente no corpo, muitas pessoas ficam em dúvida se é melhor procurar um reumatologista ou um ortopedista. Esse questionamento é bastante frequente tendo em vista que as duas especialidades médicas são parecidas e podem até se completar em alguns casos.

Ambas as áreas têm suas especificidades. O reumatologista tem como principal função cuidar de inflamações e doenças autoimune que atingem o tecido conjuntivo e parte do sistema músculo-esquelético, como as articulações, músculos, ligamentos, tendões e ossos.

Enquanto isso, o ortopedista trata distúrbios mecânicos, associados aos ossos. Os problemas que esse profissional atende podem estar relacionados com luxações, deformidades ósseas, lesões no ligamento, fraturas, etc.

Como saber diferenciar quando a doença é tratada pelo reumatologista ou pelo ortopedista?

Quando os sintomas aparecem após um trauma, como por exemplo, uma queda, batida ou torção, o ideal é procurar um ortopedista. Caso as dores sejam crônicas e surjam acompanhadas de dificuldade de movimento, calor e vermelhidão, o paciente deve procurar um reumatologista por poderem se tratar de doenças reumatológicas.

O que faz o médico reumatologista?

O reumatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes que têm doenças autoimune, inflamações e processos degenerativos pelo corpo. Isso inclui não só os ossos, mas também o cuidado com órgãos como coração, pele e rins.

Muitas vezes a investigação feita por esse médico pode estar baseada não apenas em exames laboratoriais, e sim no histórico tanto do paciente, como familiar e também nos relatos dos sintomas. Às vezes pode ser demorado até que chegue a uma conclusão de doenças reumáticas, mas após o tratamento ser iniciado podem melhorar a qualidade de vida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, algumas das doenças mais tratadas por esse profissional são: artrite reumatoide, gota, fibromialgia, artrose e lúpus.

O que faz o médico ortopedista?

O médico ortopedista é o responsável por diagnosticar, tratar e reabilitar o aparelho locomotor contundido, além de também ter a possibilidade de prevenir futuras lesões. Dependendo da formação, o profissional também pode estar apto a executar cirurgias.

Para isso, o especialista pode realizar um exame físico, fazer perguntar para o paciente para entender com certeza o que é a causa, solicitar exames laboratoriais e de imagem, indicar qual a melhor reabilitação para parte atingida, propor o tratamento ideal e indicar todos os cuidados que devem ser seguidos pelo paciente.

Essas especialidades podem atuar juntas?

As duas especialidades podem atuar em conjunto, completando uma a outra. Isso pode acontecer quando há uma deformidade articular, em que o médico reumatologista encaminha para o ortopedista para realização de cirurgias.

Como marcar uma consulta com esses profissionais?

A GlobalMed clínica oferece tanto consulta com reumatologistas, como consulta com ortopedistas. Para agendar o atendimento basta preencher o cadastro no site ou entrar em contato com a nossa Central de Atendimento.

Quer saber um pouco mais sobre o atendimento com reumatologista? Veja o texto Consulta com Reumatologista.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp