São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Quem é o médico ginecologista?

O médico ginecologista é o especialista responsável por cuidar da saúde da mulher.

É normal que algumas mulheres tenham dúvida sobre quem é o médico ginecologista e qual a especialidade deste profissional. Por isso criamos um texto que esclarece todas as dúvidas, explicando qual é a área de estudo e quais são as doenças que ele pode diagnosticar.

O que faz o médico ginecologista?

O ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde da mulher regularmente em um todo, focando especialmente no aparelho reprodutor feminino. Isso inclui o útero, ovários, trompas, vulva, vagina e até mesmo as mamas.

O acompanhamento pode iniciar a partir da primeira menstruação, entre mais ou menos 13 a 15 anos, e dura até depois da menopausa. Independentemente da idade, o mais importante é começar a frequentar esse profissional antes das relações sexuais.

Isso porque, a consulta pode ser uma maneira da menina se informar sobre métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, etc. Além disso, o profissional pode realizar exames superficiais, como o de toque nas mamas, examinar o órgão genital, solicitar exames de sangue e também de imagem.

Para as mulheres que não são mais virgens, o especialista pode realizar exames ginecológicos no próprio consultório, como de toque vaginal e mamário, e também o Papanicolau. Para complementar o diagnóstico, ele também pode solicitar outros para serem feitos fora do consultório.

Não sabe para o que serve os exames ginecológicos? Acesse o link.

Qual é a área de estudo desse profissional?

O médico apto a trabalhar como ginecologista é o profissional especializado em ginecologia. Essa área médica se dedica para cuidar especialmente da saúde da mulher. Isso inclui: doenças ginecológicas, métodos anticoncepcionais, cólicas menstruais, problemas sexuais, etc.

Vejas quais são as principais doenças que o ginecologista trata

O que faz um especialista em ginecologia e obstetrícia?

Muitos dos ginecologistas também são especializados em ginecologia e obstetrícia, recebendo o nome de ginecologista obstetra. Quando essa área de atuação está incluída no currículo do médico quer dizer que ele também está apto a cuidar da mulher durante a gestação (pré-natal), parto e puerpério (condição após o parto).

Quando procurar esse médico?

Esse médico pode ser procurado sempre que houverem sintomas de alguma doença ginecológica. Além disso, é importante consultá-lo pelo menos uma vez ao ano com o intuito de prevenir que elas aconteçam. A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas graves de saúde.

Para entender melhor como funciona a consulta com o ginecologista, clique aqui.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp