Quando consultar um alergologista?

O alergologista é o médico responsável por descobrir e cuidar as alergias no nariz e na pele.

Cada vez está mais comum pessoas que desenvolvem doenças e reações alérgicas, precisando do atendimento de um alergologista. Porém, pelo fato de manifestar sintomas nasais ou erupções na pele, muitas pessoas acabam optando por procurar otorrinolaringologistas ou dermatologistas, que apesar de cuidarem da área, nem sempre são os profissionais especializados em alergias.

Quais são os tipos de doenças tratadas pelo alergologista?

Segundo o Ministério da Saúde, existem diversos tipos de alergias que são tratadas pelo alergologista, veja quais são:

Alimentares – Existem alguns alimentos que podem causar alergias nas pessoas dependendo do organismo de cada um. Essa manifestação costuma causa manchas pelo corpo, vomito, diarreia e até reações mais graves, como choque anafilático.

Respiratórias – As alergias no nariz costumam ocorrer quando há uma inflamação no local, causada por ácaros e poeira. A mais conhecida é a rinite alérgica, doença que causa coceira nasal, espirros constantes e coriza.

Pele – A alergia na pele pode ser causada por diversos motivos, como picadas de insetos, e uso de cremes e perfumes. Os principais sintomas costumam ser as lesões na pele, acompanhadas de coceira.

Oculares – Vermelhidão, coceira, lacrimejamento e irritação. A conjuntivite alérgica é uma doença que costuma causar problemas na vista.

Existe algum exame que detecte alergias?

Dois exames são recomendados para descobrir as alergias que o paciente possui. O primeiro deles é o exame de sangue, determinando o IgE específico no sangue. O outro é o teste cutâneo de leitura imediata, em que é colocado a substância que causa alergia no antebraço e aguarda-se 20 minutos para detectar se há alguma reação.

É possível curar doenças alérgicas?

Nem todas as doenças alérgicas têm cura, porém é possível fazer um tratamento com a finalidade de não acontecer crises e diminuir a gravidade dos problemas. O acompanhamento médico é essencial para quem sofre de alergias.

Quando é recomendado procurar esse profissional?

Assim que notar os primeiros sintomas, principalmente em situações mais graves, é indicado procurar um pronto-socorro e realizar uma consulta com um clínico geral. Após os primeiros cuidados é necessário procurar um alergologista que indicará todos os exames e alguns medicamentos caso seja necessário. Apenas um especialista pode indicar com certeza a causa dos sintomas.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES