Como eu sei se devo marcar consulta com um Neurologista?

Avatar

Primeiramente, você precisa entender o que é e quais tipos de doenças o neurologista trata, para que depois possa buscar por um profissional para fazer uma consulta.

A neurologia pode ser uma das especialidades mais complexas na medicina, pois abrange algumas outras especialidades como a psiquiatria, endocrinologia, otorrinolaringologia, cardiologia, reumatologia, hematologia, dermatologia entre outros.

O profissional da neurologia é responsável por diagnosticar e tratar transtornos que atingem o sistema nervoso e os componentes neuromusculares – que compreende neurônios e músculos.

neurologistaMas existe uma diferença entre neurologista e neurocirurgião. O neurologista não tem aval para fazer cirurgias, apenas o neurocirurgião, mas ambas as formações se completam.

DOENÇAS TRATADAS PELO NEUROLOGISTA

São várias as doenças que podem e devem ser tratadas por este especialista, por ele ter conhecimentos em outras áreas pode tratar de doenças na área da psicologia, hematologia, endocrinologia, otorrinolaringologia entre outros, além de doenças que atingem o sistema neurológico e neuromuscular.

Veja algumas doenças que são tratadas pelo neurologista e suas características:

  • Doença de Alzheimer: é uma doença neurodegenerativa assim como o Parkison. A pessoa com o passar do tempo perde, de forma rápida, seus neurônios o que causa perda de memória e atenção;
  • Cefaleias: estima-se que pelo menos uma vez, todo mundo sentirá dor de cabeça ou cefaleia. Em casos graves como enxaqueca, por exemplo, é necessário fazer tratamento, mas jamais fazer automedicação, pois pode mascarar um doença mais grave;
  • Acidente Vascular Cerebral: acontece quando há uma hemorragia ou entupimento de uma artéria cerebral que causa um déficit neurológico (motor, sensitivo, cerebelar, visual, linguagem etc);
  • Transtorno do Sono: o sono é uma etapa muito importante no nosso dia, para recarregar as nossas energias e manter nosso cérebro trabalhando com qualidade, no entanto, os problemas do dia a dia, ansiedade, estresse e vários outros fatores podem contribuir para causar insônia.

Além dessas doenças, existem outras como: epilepsia, esclerose múltipla, miopatia, neuropatia, transtorno déficit de atenção, meningites, demências, tumores entre outros.

O neurologista pode fazer uso de vários exames neurológicos para diagnosticar uma doença, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratoriais, doppler transcraniano e eletromiografia.

Se você sente alguns desses sintomas ou de qualquer outra doença neurológica ou neuromuscular, faça uma consulta com neurologista.

COMO É A PRIMEIRA CONSULTA COM O NEUROLOGISTA

Para que o médico seja eficaz ao fazer o diagnóstico, é importante que haja uma parceria entre o paciente e o médico.

É natural que o paciente na sua primeira consulta com o neurologista queira saber qual é o tipo de transtorno que tem, como o distúrbio vai afetar a saúde e a vida diária, para isso deve ir bem preparado para passar todas as informações que o médico precisa saber para te diagnosticar corretamente.

Leve para consulta com neurologista, os remédios que você toma, faça um histórico de saúde com os problemas que já teve e resultados de testes e exames.

Se possível, leve também um amigo ou parente para que possa junto com você, tirar todas as dúvidas e fazer anotações importantes.

Fale para seu médico tudo que for relevante, sintomas e a quanto tempo sofre com eles. Faça consultas de acompanhamento se for necessário e faça tudo o que for orientado pelo neurologista.

ONDE ENCONTRAR UM NEUROLOGISTA

O especialista em neurologia pode ser encontrado em hospitais, clínicas particulares e clínicas populares – onde o valor da consulta é bastante em conta e viável, podendo receber um atendimento com toda qualidade que merece.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos para ajudá-los a encontrar consultas com médicos de qualidade e com preço acessível.

 

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES