Psiquiatra Online: saiba tudo sobre essa novidade

Como funciona uma consulta com psiquiatra online

O médico psiquiatra é responsável pelo diagnóstico e tratamento de todas as doenças que envolvem sofrimento mental, independente de sua origem. O principal objetivo do tratamento é tornar a vida do acometido por algum transtorno ou doença que afete a mente, o mais funcional possível. Sempre o alívio de dores e disfunções prejudiciais para si e para a sociedade são foco no atendimento. Além disso, quem não possui doenças, pode realizar a consulta para buscar avaliar e melhorar sintomas que estejam atrapalhando seu dia a dia.

Para que o diagnóstico médico seja eficiente e o paciente tratado da melhor maneira, podem ser realizados após o conhecimento do histórico do paciente, exames laboratoriais completos e que envolvam o sistema biológico humano. Isso porque alterações hormonais ou derivadas de determinadas doenças, podem influenciar no humor e gerar quadros com sintomas que não podem ser interpretados como uma doença mental. O médico psiquiatra está apto a verificar todas as vertentes das doenças e sugerir o acompanhamento ideal específico para cada caso em particular.

Parte essencial para o atendimento psiquiátrico também é o exame psíquico, já que muitos transtornos psiquiátricos não podem ser vistos externamente. O psiquiatra pode aplicar técnicas e metodologias para chegar em resultados que irão compor o quadro de fechamento de algum diagnóstico.

A boa noticia é que grande parte destes procedimentos necessários, inclusive a consulta médica, já podem ser realizados de maneira online. Vamos conhecer algumas novidades referente ao atendimento online e suas regras neste artigo. Acompanhe para saber tudo sobre a psiquiatria online e como as inovações em tecnologia avançaram as possibilidades em medicina.

E do que se trata uma consulta com psiquiatra online?

O CFM- Conselho Federal de medicina, regulamenta e fiscaliza a prática dos atendimentos médicos presenciais ou de maneira online no Brasil. Os médicos brasileiros já podem realizar atendimentos, telediagnósticos e até telecirurgias à distância. Após especialistas aprovarem a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.227/18, foi permitida a prática, desde que sigam todas as regras e recomendações previstas.

A consulta online busca facilitar o acesso para maior quantidade de pessoas e principalmente permitir que locais remotos, tenham atendimento médico. O principal ponto que precisa ser seguido na teleconsulta médica remota, é que a primeira consulta seja feita de maneira presencial. Em intervalos maiores que 120 dias realizando apenas consultas online durante um mesmo tratamento, uma nova consulta presencial é recomendada.

Nos casos de atendimentos com psiquiatra online, esse quesito é muito importante, já que em muitos casos os tratamentos necessitam acompanhamentos de longo prazo. Isso acontece principalmente quando o paciente faz uso, por recomendação do psiquiatra de medicações de uso controlado. É muito importante checar as doses e reações que possam necessitar ajustes.

Existem cursos que o médico psiquiatra pode realizar para que esteja apto a realizar com segurança as consultas online, além de estudar todas as regulamentações previstas pelo Conselho Federal de Medicina.

Telemedicina e seus avanços

A telemedicina já é realidade nas clínicas mais modernas do Brasil. Ela faz uso de tecnologias, como o smartphone ou computador, para que os médicos tenham acesso a informações dos seus pacientes mesmo eles estando distantes. Este modelo de atendimento possibilitou um grande avanço na atenção à saúde, já que facilita diagnósticos, torna mais rápido o acesso a laudos e resultados de exames laboratoriais.

Esta tecnologia permite trocas de laudos, exames e experiências médicas entre os próprios profissionais da saúde, permitindo debates e interpretações para tratamentos cada vez mais integrados. Por exemplo, um médico pode estar no Brasil e outro em qualquer lugar do mundo, compartilhando informações com objetivos em prol de algum paciente em especifico ou até em pesquisas cientificas.

Os avanços são tantos que permitem até que cirurgias sejam comandadas de maneira remota, através de equipamentos de robótica. Para garantir a segurança nestes procedimentos, são necessários cuidados como um médico presencial para acompanhar, garantias de sistemas de internet com qualidade, segurança da informação de última geração, assegurando que nada interfira no momento da cirurgia.

Outra possibilidade muito inteligente que a telemedicina já permite é o acompanhamento remoto de pacientes que necessitam monitoramento de índices de maneira constante. Acoplados ao paciente muitos equipamentos monitoram dados como batimentos cardíacos ou pressão. Interligados a centrais de atendimento, o paciente monitorado pode ter auxilio médico imediato em casos de emergências.

Qual o passo a passo de uma consulta online

Para a consulta com psiquiatra online acontecer, é necessário o paciente se atentar para que tenha os equipamentos eletrônicos conectados adequadamente. Na maioria dos casos, será pedido que a pessoa se conecte via celular ou computador com câmera e microfones. A câmera faz parte do atendimento, já que a visualização do mesmo permite o médico analisar melhor detalhes gestuais e perceber sinais na aparência física. É indicado que o paciente esteja num ambiente tranquilo e que consiga se concentrar no atendimento sem ruídos e distrações.

A resolução prevê que o paciente esteja ciente de como funciona a consulta online e por isso os profissionais ou clínicas precisam enviar um termo, onde o paciente confirma a concordância com este modelo de atendimento. Após a consulta o médico irá enviar uma cópia do relatório de atendimento, assinado pelo responsável pelo teleatendimento. As instituições ainda precisam manter em seus bancos de dados os registros contendo todas as informações em sistemas de registro eletrônico.

O retorno dos pacientes é muito positivo, inclusive muitos até preferem que a consulta seja online no lugar da visita presencial. Ao realizar o atendimento online tanto o profissional quanto os pacientes economizam tempo e o investimento que seriam necessários para deslocamento. Além disso, quem mora em áreas mais remotas e de difícil locomoção, já consegue ter um tratamento realizado. A ansiedade pode ser minimizada ao se tratar através de uma plataforma online, já que muitas pessoas se sentem mais confortáveis em suas casas.

Sempre que algumas das partes, seja o paciente ou o médico, optarem, é recomendado procurar o médico presencialmente, para que a eficiência do tratamento seja a melhor possível.

Se a telemedicina e a psiquiatria online fizeram sentido para você e quiser saber mais informações a respeito, ficaremos muito felizes em tirar todas as dúvidas. Entre em contato de maneira rápida e fácil com nossos atendentes clicando aqui.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES