Própolis: Conheça os benefícios dessa substância

A abelha é quem produz o própolis

A própolis é produzida com a resinas da vegetação ao redor e cera de abelhas. Sua função na colmeia é isolar o ambiente e manter a temperatura ideal, protegendo de ventos e chuvas. Além disso, é capaz de impedir a entrada de bactérias, fungos e vírus.

O ser humano utiliza a própolis desde muito tempo atrás. No Egito era conhecida por fazer parte do processo de mumificação, auxiliando na conservação dos corpos.

Hoje ela é conhecida por auxiliar no tratamento de dores de garganta e resfriados. O que poucos sabem é que esse medicamento pode prevenir diversas doenças por ter o papel de fortalecer o sistema imunológico.

Tipos de própolis

No Brasil existem diversos tipos, porém apenas 3 são conhecidos. A própolis verde, vermelho e preto. A categoria é definida por meio da cor, consistência e cheiro. Cada uma delas surge dependendo de qual planta foi retirada a resina e a espécie de abelha que produziu. Devido a isso podem ter benefícios diferentes para o corpo.

Própolis Verde – Usada para regular o sistema imunológico, pode prevenir o câncer e melhorar bactérias, micróbios e fungos.

Própolis Vermelha – É a mais rara no mercado. Tem ação anti-inflamatória, repara os estragos causados por micróbios e tem dado resultado no combate a células cancerígenas.

Própolis Preta/ Marrom – Esse tipo é facilmente encontrado em farmácias. Tem como resultado ações antioxidantes e também pode ser usada para tratar gripes, resfriados, dores de garganta, machucados, aftas, entre outros.

Benefícios desse medicamento natural

Apesar dos benefícios da própolis ainda estarem sendo estudadas, segundo o Ministério da Saúde estudos realizados por pesquisadores brasileiros comprovaram efeitos anti-inflamatórios, antibióticos e antioxidantes. Ela pode ser utilizado para:

  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Prevenir doenças bucais como herpes
  • Amenizar os desconfortos da faringite e amigdalite
  • Aliviar sintomas de gripes e alergias respiratórias
  • Auxiliar na cicatrização de queimaduras e dermatites

Recomendações:

Antes de utilizar esse medicamento natural para qualquer sintoma é recomendado procurar um clínico geral e seguir o que for proposto por esse profissional.

 

 

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp