Pólipos Intestinais: Você sabe o que é?

Os pólipos intestinais podem causar dores no abdomen

O que são pólipos intestinais e como surgem?

Os pólipos intestinais são pequenas lesões com características semelhantes a uma verruga que ficam localizadas no intestino grosso (cólon e reto). Eles podem ser baixos, planos ou elevados, e é comum tanto em pessoas do sexo masculino como do feminino.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia seu surgimento pode estar relacionado com o grande consumo de carnes vermelhas e pouca ingestão de frutas, legumes e verduras. Outros fatores que podem aumentar os riscos são o tabagismo, sedentarismo, pessoas com idade igual ou superior aos 50 anos, ingestão exacerbada de bebidas alcoólicas e até mesmo por questões hereditárias.

Sua manifestação ocorre como uma resposta para alterações cromossômicas de células da mucosa. Há a possibilidade de surgir em mais de um local do intestino e geralmente são diagnosticados como benignos, recebendo o nome de adenoma. Apesar disso, também podem se transformar em câncer. Quando isso acontece são chamados de adenocarcinoma.

Quais são os principais sintomas dessa doença?

Na maioria das vezes os pólipos são pequenos e indolores, sendo descobertos apenas quando são realizados exames no local, como a colonoscopia e o raio X. Em algumas situações podem ocorrer sangramento, muco junto com as fezes ou dores abdominais. Quando estão maiores podem ser um dos motivos para a obstrução intestinal.

Como prevenir a manifestação dos pólipos?

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar que essa doença apareça, sendo elas:

  • Consumir fibras, frutas, legumes e peixe
  • Diminuir a ingestão de gorduras e carnes vermelhas
  • Praticar exercícios regularmente
  • Evitar o tabagismo e o consumo exagerado de álcool

Mesmo que você não tenha nenhum sintoma, mas já esteja com 50 anos ou mais é necessário realizar os exames para checar se está tudo certo com o seu intestino. Caso você sinta algo é indicado procurar um gastroenterologista ou um proctologista. Apenas um médico pode fazer o pedido do exame e indicar a medida necessária se houver alguma alteração nele.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES