Pneumonia: O que pode agravar os casos dessa doença?

Um dos principais sintomas da pneumonia é a tosse

Febre, cansaço e tosse. Esses sintomas podem facilmente serem confundidos com uma gripe, porém, mais do que isso, podem significar um quadro de pneumonia. Para piorar, a demora do diagnóstico pode agravar ainda mais os sintomas. Esse motivo justifica o fato de ser uma das doenças que mais matam no Brasil. E o que muitos não sabem, é que assim como a gripe, existe vacinação para prevenir a manifestação. Na tentativa de combater essa enfermidade, a imunização foi colocada no calendário básico de vacinação infantil para menores de dois anos de idade em 2010.

A pneumonia é uma infecção nos pulmões causada por diversos motivos como ar-condicionado, resfriado mal cuidado, mudança de temperatura, habito de fumar e até mesmo o consumo de álcool. Esses fatores deixam o sistema imunológico mais suscetível ao contágio, permitindo a entrada de bactérias, vírus ou fungos no espaço alveolar. Apesar dos sintomas serem semelhantes ao de uma gripe, a doença não é tão facilmente transmitida.

Quais os principais sintomas da pneumonia?

Existem alguns sintomas que são clássicos da pneumonia, mas podem variar de pessoa para pessoa, além de dependerem da gravidade da doença. Os principais são:

  • Febre alta
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  • Dor no tórax
  • Mal-estar e fraqueza
  • Secreção amarelada ou esverdeada
  • Confusão mental
  • Alteração da pressão arterial

Como prevenir a manifestação dessa infecção?

Segundo o Ministério da Saúde, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar que a pneumonia se manifeste, sendo elas:

  1. Não fumar e não beber exageradamente
  2. Manter a higienização do ar condicionado sempre em dia
  3. Não se expor a mudanças bruscas de temperatura
  4. Procurar atendimento médico se estiver com uma gripe persistente

Qual médico devo procurar e qual o tratamento mais indicado?

Assim que perceber os primeiros sintomas é necessário procurar um Clínico Geral ou um Pneumologista. Existem alguns exames, tanto clínicos como radiológicos, que podem ser realizados com a finalidade de identificar a doença. Quando a pneumonia é descoberta no princípio, somente os medicamentos são necessários para curar, porém, em casos mais graves ou em estados de saúde mais fragilizados, como de idosos e bebês, pode se tornar necessário a internação. Apenas um médico pode diagnosticar e recomendar as medidas ideais para cada caso.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES