Onde conseguir um Oftalmologista mais barato em clínicas particulares?

Avatar

Marcar uma consulta com um oftalmologista popular tem sido a melhor forma de contornar os problemas de atendimento à saúde no país, pois milhares de brasileiros sofrem ao tentar agendamento com um médico especialista da rede pública.

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), algumas pessoas chegam a ficar meses na espera por uma consulta. As que precisam ser atendidas com urgência são obrigadas a pagar um alto valor em clínicas particulares.

Pensando nessas dificuldades, elaborei este artigo com as principais informações sobre oftalmologia, para que você entenda um pouco mais sobre essa especialidade médica e saiba onde encontrar um atendimento particular com preço acessível. Continue lendo para saber mais!

O que é oftalmologia?

A oftalmologia investiga e trata disfunções e doenças nos olhos. Assim como diversas outras especialidades da medicina, também existem inúmeras subespecialidades, como as doenças orbitárias, oftalmopediatria, cirurgias, entre outros procedimentos.

Qual é a formação do médico oftalmologista?

O médico oftalmologista é um profissional preparado para avaliar e cuidar da saúde ocular. Para tanto, ele precisa cursar 6 anos de Medicina e 3 anos de especialização em oftalmologia.

Além disso, para adquirir o título de Especialista em Oftalmologia, ele tem que ser aprovado em um teste profissional que avalia os seus conhecimentos. Em geral, após a formação acadêmica, os oftalmologistas continuam os estudos participando de congressos e outros eventos na área, para atualização científica.

É interessante observar que, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), os oftalmologistas brasileiros são reconhecidos pela boa qualidade do trabalho desenvolvido.

Quais são as principais doenças que o oftalmologista trata?

As doenças que o oftalmologista pode diagnosticar e tratar são as mais diversas, como as que envolvem o uso de óculos de grau ou cirurgias corretivas, como o astigmatismo, a miopia, a hipermetropia, entre outras alterações da visão.

Dependendo da especialização profissional, ele também pode tratar de doenças mais graves que afetam a retina, sendo identificado, nesse caso, como um retinólogo.

Outros problemas mais comuns tratados pelo oftalmologista se referem às infecções, inflamações e alergias. Veja, a seguir, algumas das principais causas de consultas oftalmológicas.

Blefarite

É uma inflamação nas pálpebras que pode ocorrer por utilização de lentes de contato sujas, higienização incorreta ou em pessoas com pele muito oleosa. Essa afecção causa uma irritação na base dos cílios que produz escamas parecidas com caspas.

O tratamento consiste em uma boa limpeza, várias vezes ao dia, aplicando compressas de água morna ou medicamentos receitados pelo oftalmologista. Uma quantidade mínima de xampu com pH neutro bem dissolvido ajuda bastante para eliminar os resíduos acumulados nos cílios.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação viral ou bacteriana da conjuntiva, a membrana que recobre os olhos, apresentando como principais sintomas, coceira e vermelhidão.

Ela também pode ser causada por alergia, mas nesse caso, não é contagiosa. Em casos infecciosos, é importante evitar contato com pessoas contaminadas e lavar as mãos frequentemente, utilizando álcool para desinfecção de objetos. As toalhas de rosto devem ser separadas para evitar contaminação.

O tratamento é feito com colírios, que podem variar dependendo do tipo da conjuntivite.

Síndrome do olho seco

Também conhecida como síndrome de disfunção lacrimal, é um defeito na composição ou produção das lágrimas, prejudicando a lubrificação dos olhos. Os sintomas são pontadas muito fortes na região. Embora possam cessar naturalmente, é importante consultar um oftalmologista para uma orientação adequada quanto ao uso de colírio especial, quando necessário.

Terçol

Ocorre quando há entupimento das glândulas da borda das pálpebras ou infecção das mesmas por bactérias, sendo contagiosa.

Quando afeta as glândulas externas do olho, o problema é identificado como hordéolo; quando atinge as internas, é chamado de calázio, que não é infeccioso e causa sintomas mais leves.

Em geral, o tratamento é feito com pomadas, mas em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia para a remoção do nódulo que se forma.

Quando devo procurar um oftalmologista?

É recomendável consultar o oftalmologista a qualquer sinal de irritação, coceira ou ardência frequente. Além disso, as pessoas que sentem dor de cabeça com certa periodicidade, dificuldade para enxergar, entre outros sintomas, também devem buscar orientação médica.

Qual a importância de manter os exames em dia?

Os olhos podem ser afetados por mais de 3.000 tipos de enfermidades, tanto locais quanto sistêmicas (provocadas por doenças em outros órgãos). Quando não identificadas em tempo, podem levar à cegueira — como é o caso da diabetes — sendo, portanto, fundamental manter os exames básicos em dia.

Dessa forma, apresentando ou não algum sintoma, é importante ir ao médico anualmente para detectar possíveis problemas logo no início e evitar agravamentos por doenças silenciosas.

Quais são os principais exames que devem ser feitos regularmente?

Alguns exames oftalmológicos são essenciais para a manutenção da saúde ocular. Veja, a seguir, as principais avaliações médicas que devem ser feitas anualmente!

Avaliação externa

É uma análise da parte externa dos olhos, pálpebras e canais lacrimais. Normalmente é o primeiro exame oftalmológico feito em uma consulta de rotina.

Ela identifica possíveis vermelhidões, edemas nas pálpebras, ou alterações no sistema de lubrificação dos olhos. Dessa forma, serve como um orientador para os demais exames.

Teste ortóptico ou de mobilidade ocular

Esse exame avalia o estado dos músculos ligados à movimentação dos olhos, bem como possíveis alterações sensoriais, a fim de diagnosticar estrabismo e a ambliopia, por meio da verificação do alinhamento dos olhos em diferentes posições.

Oftalmoscopia

Utilizada para checar as condições do fundo do globo ocular, ela avalia a retina, disco óptico, coroide e vasos sanguíneos, a fim de identificar possíveis alterações por glaucoma, diabetes ou hipertensão nos olhos.

Exame de refração

É por meio desse exame clássico que o médico identifica a necessidade de lentes corretivas, verificando a acuidade visual do paciente.

Exames complementares

Para alguns casos, podem ser necessários exames complementares, como o ultrassom, a microscopia especular ou a angiografia, a fim de apurar mais detalhadamente as condições da visão para um diagnóstico mais específico.

O que considerar na hora de escolher uma clínica oftalmológica?

Os principais aspectos a serem observados para escolher uma clínica oftalmológica devem ser:

  • agilidade no agendamento de consultas e exames;
  • equipamentos;
  • equipe médica;
  • ética e profissionalismo médico;
  • higiene local;
  • localização;
  • preço acessível.

Onde encontrar um oftalmologista popular?

Uma boa alternativa para quem não quer se sujeitar a pagar altos preços por uma consulta particular ou esperar até 6 meses para ser atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é buscar tratamento médico em uma clínica popular.

Trata-se de um novo conceito de excelência no atendimento à saúde, que oferece consultas e exames a preços acessíveis. Nesse sentido, a GlobalMed Clínica conta com uma excelente equipe médica em diversas especialidades, como oftalmologistas, entre outros profissionais.

Como vimos, optar pela consulta com um oftalmologista popular é a melhor forma de garantir qualidade no atendimento e preço acessível. Para tanto, basta buscar clínicas como a GlobalMed que oferece serviços médicos por meio de uma equipe altamente capacitada, que busca a constante atualização em congressos e outros eventos científicos.

Gostou deste artigo? Caso tenha se identificado com algum dos problemas oculares citados, entre em contato conosco e agende uma consulta com um de nossos oftalmologistas!

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES