Oftalmologia pediátrica: tudo o que você precisa saber

Em que momento você deve procurar um especialista em oftalmologia pediátrica?

A oftalmologia pediátrica é a especialidade que avalia e trata a região dos olhos e seus anexos nos bebês e crianças. Além de verificar possíveis problemas na visão, este médico tem capacidade de diagnosticar precocemente alterações destes sistemas, que podem vir a se tornar uma doença no futuro.

Estar atento e tratar doenças da visão precocemente, desde os 0 anos de idade, através de um oftalmologista pediátrico é muito importante para conseguir uma remissão ou até cura. Para isso é recomendado os pais ou responsáveis realizarem exames preventivos, que irão captar se o desenvolvimento da criança está adequado para sua idade. Esse cuidado começa assim que o bebê nasce, com o conhecido popularmente teste do olhinho.

O especialista em oftalmologia pediátrica faz uma analise criteriosa e identifica se o desenvolvimento ocular está adequado. A fase infantil é responsável por diversas alterações no corpo humano de maneira geral, e isso não é diferente com os olhos e seus anexos. Muitas situações quando identificadas a tempo hábil, podem ser revertidas, justamente por este motivo. O oftalmologista pediátrico tem tempo para em conjunto com as alterações do corpo, trabalhar na melhoria de diversas ocorrências relacionadas aos olhos.

Ainda enquanto bebê o primeiro exame diagnóstico é indicado a ser realizado. Isso será um grande diferencial, caso ele necessite alguma intervenção médica, por ter sido verificada cedo. Vale salientar, que as crianças não nascem com seus olhos em completo desenvolvimento. Elas inicialmente apresentam hipermetropia, que é a dificuldade de enxergar de perto. Isso é normal e os responsáveis não precisam ficar preocupados, isso acontece porque os olhos ainda são pequenos. Será avaliado se esta situação está sendo diminuída conforme o crescimento do bebê.

O médico então, irá avaliar a assimetria dos olhos, aspecto externo e aparelho psicomotor. Até por volta dos três anos de idade, o principal papel do oftalmologista é acompanhar estes aspectos e detectar qualquer má formação. Isso é muito importante, para que a criança esteja apta a se desenvolver em aspectos sociais e psicológicos. A visão é muito importante na identificação do ambiente, dos familiares e na criação de vínculos afetivos. A criança com a visão se desenvolvendo adequadamente, é mais segura e isso tem reflexos para a vida toda.

Surge outra questão muito importante que é a alfabetização infantil. Muitos familiares apenas pensam em realizar exames, como o de refração, na criança após queixas de dores de cabeça ou até piora no desenvolvimento escolar. Conseguir visualizar o quadro na escola ou até brincar tranquilamente com os colegas de classe, são situações rotineiras e que na fase infantil fazem muita diferença. Sendo assim, antes de procurar reforço escolar por possíveis problemas na alfabetização, é recomendado levar a criança para uma clínica que possua o profissional oftalmologista infantil, e este profissional avaliará o caso.

O estrabismo infantil e uso do tampão, será que seu filho precisa?

O uso do tampão é prescrito pelo oftalmologista, quando é preciso corrigir algum desvio dos olhos, geralmente acometido em apenas um dos lados. Quando a criança olha na direção horizontal e se percebe um desvio externo que não permite que os dois olhos se mantenham paralelos. Esta situação costuma se manifestar bem precocemente, geralmente antes dos dois anos de idade, podendo ter diversos fatores relacionados. Alguns bebês chegam até a nascer com o estrabismo.

O tratamento pode alcançar ótimos resultados e reverter muitos casos. Só é preciso seguir corretamente o tratamento e os medicamentos indicados pelo médico oftalmologista especializado em pediatria. O estrabismo pode ser congênito, que pode acometer problemas também de visão ou não. Trata-se de um problema na musculatura dos olhos puxando algum dos olhos, ou até os dois para dentro. Muito indicada nestes casos é a cirurgia de correção. E após a recuperação da cirurgia é feita a continuidade do tratamento através do uso do tampão, e pode ou não necessitar do uso de óculos.

Além do congênito, pode acontecer o estrabismo acomodativo, que é mais comum em crianças por volta dos dois anos. Muito associada a alto grau de hipermetropia ou miopia. Principalmente, quando um dos olhos possui um grau muito alto de alteração, forçando o outro olho a fazer o papel dos dois olhos. Com o tempo essa sobrecarga pode alterar a assimetria de algum dos olhos, apresentando o estrabismo. Dessa forma, o medico geralmente indicará usar um tampão no olho que enxerga melhor para equilibrar e não forçar tanto apenas um dos lados.

O estrabismo exige reconhecimento precoce e após a fase dos seis anos já não é possível grandes resultados no tratamento. Por isso, fique sempre atento.

Óculos infantis e suas particularidades

As crianças também podem necessitar o uso de óculos para correção da visão. Atualmente, já existem modelos leves, com segurança adequada para cada fase de vida infantil. São óculos feitos de silicone, com hastes flexíveis e maior resistência contra quedas e arranhões. Diante da avaliação, o oftalmologista pediátrico irá indicar as melhores opções.

Quando preciso ir até o oftalmologista pediátrico?

Quando a criança cai demasiadamente, sente dor de cabeça, incomodo ao tentar enxergar ou força a face para tentar ver melhor. Além disso, o pediatra pode solicitar exames, caso note alguma alteração. É interessante acompanhar o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida. Fase em que o crescimento é bem acelerado e os olhos são um dos órgãos que mais passam por transformações importantes. Sempre que for indicado o retorno médico é importante realizar dentro da data estipulada a consulta com o médico responsável, aumentando as chances de sucesso e correto andamento do tratamento. Sempre atentos à sua saúde, a Clínica GlobalMed possui excelentes especialistas em oftalmologia pediatrica, além de oferecer agendamento rápido e eficiente.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES