O que é endoscopia?

Na realização da endoscopia o paciente é deitado em uma maca, preferencialmente de lado para facilitar a realização do exame.

A endoscopia é um exame feito através de um tubo flexível e fino, com uma câmera na ponta, que permite observar a parte interna dos órgãos ocos, como o estômago e intestino. Ele pode ser dividido em duas partes, em que o realizado por meio oral investiga a parte alta, recebendo esse nome, e o que examina a parte baixa é chamado de colonoscopia.

Apesar de muitas pessoas confundirem, o exame realizado especificamente no estômago recebe o nome de endoscopia digestiva alta. Além dessa pedaço, é possível analisar também toda a parte superior do trato gastrointestinal, ou seja, esôfago, estômago e duodeno (início do intestino delgado). Nesse exame é possível obter imagens em tempo real.

Para que serve a endoscopia digestiva alta?

A endoscopia foi criada para detectar doenças que atingem especificamente o tubo digestivo, como por exemplo, gastrites, úlceras, doenças infecciosas, refluxos, pólipos e até mesmo câncer. O médico pode indicar quando o paciente sente dores na região do estômago, enjoo, queimação, vômito e dificuldade para engolir.

Como é feito o exame?

O paciente é deitado em uma maca, preferencialmente de lado para facilitar o exame. Antes de iniciar é aplicado uma substância anestésica na boca com o intuito de evitar incômodos na região e impedir o vômito. A seguir, o sedativo é aplicado de forma intravenosa impedindo que haja desconfortos durante o procedimento.

Após a realização desses processos, com a pessoa já sedada, o endoscópio é introduzido pela boca. No monitor do gastroenterologista começa a aparecer as imagens projetadas através da câmera que tem na ponta. Seguindo o que está sendo visualizado, o médico vai percorrendo o aparelho digestivo e observando se há alguma alteração nos órgãos.

Na maioria dos casos é realizado uma biópsia, totalmente indolor, para que seja possível avaliar a amostra. Se forem encontradas lesões que estejam sangrando, o especialista pode cauterizar o local. Nesse exame também é possível retirar objetos que foram engolidos acidentalmente.

O que fazer durante o preparo?

Antes de fazer o exame é preciso ficar 8 horas em jejum, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia. Dependendo do local onde será realizado o procedimento, essas indicações podem mudar. Por isso, é sempre importante confirmar as informações com a clínica.

Como proceder após a realização do exame?

Depois do exame os medicamentos utilizados podem causar sonolência. Por causa desse sintoma, o paciente deve ser acompanhado por uma pessoa maior de idade até o local de realização. Em caso de pacientes com doenças cardíacas e obesidade mórbida pode ser necessário efetuar a endoscopia em ambiente hospitalar também.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES