São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Melasma: saiba como evitar as manchas escurecidas na pele

O melasma é mais frequente em mulheres que já passaram da puberdade

Você já ouviu falar sobre Melasma?

Melasma são manchas escuras na pele, causadas pelo aumento da melanina (pigmentação da pele) no local. Elas surgem em locais que estão expostos ao sol, sendo mais frequente no rosto. O aparecimento desses pigmentos também pode surgir nos braços e colo. Não existe um tamanho certo para essas manchas, elas podem ter qualquer tamanho e seu formato é irregular.

Ela começa a se manifestar depois da puberdade, aproximadamente entre os 20 e 50 anos, e é mais frequente em mulheres do que em homens. As mais afetadas são as peles morenas devido ao fato de produzirem mais pigmentação do que as peles brancas.

Quais as causas do aparecimento dessas manchas?

Não existe uma causa exata para o surgimento do melasma. O que se sabe é ele aparece devido à quantidade de melanócitos na pele. Alguns fatores podem aumentar a probabilidade de aparecimento, são eles:

  • Exposição ao sol
  • Calor excessivo
  • Predisposição genética
  • Uso de anticoncepcionais
  • Mudanças hormonais (como por exemplo a gravidez)

Quais os tipos de melasma?

Melasma epidérmico: Quando a pigmentação atinge a camada mais superficial da pele, chamada de epiderme.

Melasma dérmico: Atinge a derme, camada que fica entre a epiderme e a hipoderme. Ela é composta por tecidos com diferentes finalidades como glândulas sebáceas e sudoríparas, vasos sanguíneos e terminações nervosas.

Melasma misto: Quando atinge tanto a epiderme como a derme.

O que devo fazer para tratar?

 Para descobrir qual a camada está sendo atingida e qual o tratamento ideal é necessário consultar um dermatologista e obter todas essas informações. Caso esteja gravida, é importante avisar o médico e buscar um tratamento que não prejudique o bebê. É muito importante não utilizar qualquer produto sem recomendação médica seja qual for a situação.

Como prevenir o aparecimento?

Não existe algo exato para o não aparecimento do melasma, mas a Sociedade Brasileira de Dermatologia sugere algumas medidas que podem prevenir o aparecimento. Passar e repassar filtro solar diariamente, utilizar chapéu, óculos escuros, sombrinha, guarda-sol e qualquer objeto físico que proteja do sol são algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o surgimento. Também é indicado procurar um dermatologista assim que se manifestar as primeiras manchas.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp