Doenças Inflamatórias Intestinais: O que são?

As doenças inflamatórias intestinais podem atingir tanto homens como mulheres.

Maio é considerado o mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais, mais especificadamente a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. O objetivo dessa campanha é chamar atenção para o diagnóstico precoce dessas doenças, proporcionar um maior conhecimento para a população e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que convivem com esse diagnóstico. Nenhuma das duas doenças tem cura, porém com acompanhamento médico e realizando o tratamento de maneira correta é possível manter uma boa qualidade de vida.

Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são todas as doenças que estão relacionadas com a inflamação do intestino. Embora os sintomas sejam semelhantes, o orgão é afetado de diferentes formas. Enquanto a Retocolite afeta toda a mucosa do intestino sem regiões saudáveis, a Doença de Crohn atinge a parede do intestino revezando regiões afetadas com regiões saudáveis.

As doenças podem acometer homens ou mulheres, iniciando principalmente enquanto jovens. Apesar de não ter uma resposta concreta sobre qual a causa da manifestação dos sintomas, acredita-se que as causas estejam ligadas a fatores hereditários e imunológicos.

O que é a Doença de Crohn?

A Doença de Crohn é crônica e costuma afetar o intestino delgado (íleo) e o intestino grosso (cólon), mas pode se manifestar em qualquer parte do sistema digestivo (íleo, cólon, reto, ânus, estômago, duodeno, etc.). Não se sabe a causa exata do surgimento da doença. Para amenizar os sintomas e manter a rotina normal dos pacientes são recomendados medicamentos que reduzem a inflamação.

Segundo a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, os principais sintomas são: diarreia, perda de apetite, cólica abdominal, sangramento retal, perda de peso e em alguns casos febre. Eles podem ser leves ou graves, dependendo do estágio da doença no qual a pessoa se encontra.

O que é a Retocolite Ulcerativa?

A Retocolite Ulcerativa é caracterizada pela inflamação da camada superficial que reveste o intestino grosso (cólon) e no reto, causando lesões por toda a mucosa. Dependendo da parte que é afetada, a doença pode receber um nome diferente. Proctite é o nome que se da quando afeta exclusivamente o reto, Proctossigmoidite, quando atinge o cólon sigmoide, Colite esquerda quando envolve o cólon até o reto e Pancolite quando está próximo a flexura esplênica.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas são: diarreia, eliminação de muco nas fezes, dor abdominal e sangramento retal. Conforme a intensidade da manifestação pode ser classificada em 3 categorias, sendo elas: leve, moderada e grave.

Qual médico procurar em caso de sintomas?

Quando há diarreia recorrente e principalmente incidência de sangue nas fezes, é recomendado procurar um gastroenterologista. Apenas um especialista pode solicitar todos os exames específicos para identificação do problema e receitar o tratamento ideal caso seja necessário.

Saiba quando procurar um proctologista

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES