Insolação: Entenda o perigo do excesso de calor

Para evitar insolação é preciso utilizar chapéu e protetor solar

Você sabe o que é a insolação?

Durante as férias e os finais de semana de verão é comum as pessoas ficarem o dia inteiro na praia. O excesso de sol e calor que ficamos expostos em dias como esse podem causar a chamada insolação. Esse mal acontece devido a alta diminuição de água e sais minerais essenciais para o nosso corpo através do suor.

A insolação é uma condição grave que acontece quando o corpo é incapaz de controlar a temperatura, gerando a chamada hipertermia (temperatura do corpo elevada). Além da exposição excessiva ao calor, ela também pode ser causada por atividades exaustivas, desidratação e o uso excessivo de roupas em dias quentes.

Quais os sintomas?

A Insolação pode gerar uma série de sintomas, como:

  • Mal-estar
  • Vômito
  • Febre
  • Tontura
  • Tremores
  • Pele seca e avermelhada
  • Boca seca
  • Dor de cabeça

Caso a situação esteja em um estágio mais grave, outros sinais podem aparecer também como desmaio, inconsciência, convulsão e respiração rápida e trabalhosa.

Como prevenir?

De acordo com o Ministério da saúde, para não correr o risco de ter uma insolação é preciso evitar permanecer sob o sol, principalmente das 11 horas da manhã até 16 horas da tarde, momentos mais quentes do dia.

Caso vá passar por essa situação, a melhor medida é levar chapéu, aplicar protetor solar, óculos de sol, borrifar água fria e usar roupas leves e claras de algodão. Além disso, é preciso consumir água sempre que possível e aplicar o protetor a cada 30 minutos.

Como tratar uma insolação?

Para aliviar os sintomas da insolação é importante ir para algum local fresco e fora do alcance do sol, e manter a cabeça elevada. Também é indicado consumir água, isotônico e suco natural, sem tomar bebidas alcoólicas.

Essas medidas ajudarão a hidratar o corpo e repor os sais minerais perdidos. Outra atitude que pode ser tomada é aplicar compressas de água fria na testa e em todo o corpo, e remover o máximo de peças de roupa.

Qual médico procurar em caso de sinais?

Se a situação já estiver grave, com alta temperatura corporal,  é necessário correr até um pronto-socorro e procurar um clínico geral. Quando a doença não é tratada pode causar complicações e até mesmo levar à morte.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES