Infecção Urinária: Como prevenir essa doença?

A infecção urinária pode causar vários sintomas, sendo um deles a dor pélvica

A Infecção do Trato Urinário (ITU), popularmente conhecida como infecção urinária, é uma das doenças mais frequentes que ocorre no sistema urinário (bexiga, uretra e rins). A causa se dá pela entrada de microrganismos na região, podendo ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos, mas principalmente em mulheres por terem a uretra mais curta, facilitando a entrada das bactérias na bexiga.

Quais são os tipos de Infecção Urinária?

Uretrite – É chamado de Uretrite quando as bactérias atingem a região da uretra, inflamando e causando os principais sintomas. Essa é uma das formas mais leves da doença.

Cistite – Cistite é o nome dado quando a infecção ultrapassa a uretra e chega na bexiga.  Essa costuma ser a região mais atingida pela doença, sendo necessário um início rápido do tratamento evitando que chegue até os rins.

Pielonefrite – Quando a infecção alcança os rins é denominado pielonefrite. Esse é o estágio mais grave, sendo necessário ir imediatamente para o hospital para realizar o tratamento pela veia.

Quais são os principais sintomas da doença?

A infecção urinária costuma apresentar sinais característicos e em caso mais leve pode ser imperceptível, aumentando conforme vai se tornando mais grave. Os sintomas mais comuns são:

  • Ardência ao urinar
  • Vontade de utilizar o banheiro a todo instante
  • Urina escura e com cheiro forte
  • Dor pélvica
  • Febre

Como prevenir a manifestação?

De acordo com o Ministério da Saúde existem algumas maneiras de prevenir que a Infecção Urinária aconteça, sendo elas:

  1. Urinar logo após a relação sexual
  2. Evitar duchas vaginais
  3. Beber bastante água diariamente
  4. Não deixar de ir ao banheiro quando sentir vontade de urinar

Qual médico procurar em caso de suspeita?

Ao notar os primeiros sintomas da doença é recomendado procurar um urologista, um clínico geral ou um nefrologista. Apenas um especialista poderá solicitar os exames para diagnosticar e indicar o tratamento ideal caso seja necessário.

 

Para entender o que é Incontinência Urinária clique aqui!

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES