Incontinência Urinária: Qual a causa desse problema?

Um dos principais sintomas da incontinência urinária é a incapacidade de segurar a urina

Você sabe o que é Incontinência Urinária?

A Incontinência Urinária é uma condição em que não é possível controlar a bexiga. Essa situação leva a pessoa a passar por situações constrangedoras e afeta a qualidade de vida. Devido a isso, muitos deixam de frequentar lugares públicos ou até mesmo realizar exercícios por medo de não conseguirem segurar a urina. Até mesmo atitudes normais do cotidiano, como tossir e espirrar podem ser uma perturbação para quem tem que lidar com essa situação. Apesar de todas as pessoas estarem sujeitas, os mais atingidos são os idosos e as mulheres.

Embora muitos acreditem que seja uma doença, esse problema é um sintoma. Ele pode aparecer devido ao enfraquecimento dos músculos pélvicos, perda de estrogênio na menopausa, sobrecarga de peso durante a gestação ou execução de esforços físicos. As causas também podem estar relacionadas ao efeitos de medicamentos, infecções vaginais e urinárias, obstrução da uretra devido ao aumento da próstata, tumores e até mesmo constipação intestinal.

Quais são os tipos e sintomas desse distúrbio?

Segundo o Governo do Brasil, a Incontinência Urinária pode ser separada em 4 tipos, sendo eles:

Incontinência por esforço –  Esse tipo ocorre quando o paciente não consegue segurar a urina, ou seja, a cada tosse, espirro, risada ou qualquer movimento que force a bexiga, há a perda de xixi.

Incontinência por transbordamento – O transbordamento ocorre quando a bexiga está cheia e a urina começa a “vazar”. Esse problema também pode ocorrer quando a pessoa não consegue esvazia-la por completo ao utilizar o banheiro, ocorrendo um gotejamento.

Incontinência de urgência – Como o nome mesmo diz, a incontinência urinária por urgência ocorre quando a vontade de fazer xixi é tão grande que não há tempo para chegar até o banheiro. Esse sintoma pode acontecer até mesmo quando tem pouca quantidade de urina na bexiga. A causa mais comum é a bexiga hiperativa.

Incontinência mista – A incontinência mista é quando mais de um tipo de incontinência se une.

Como lidar com o problema?

Para as pessoas que têm que lidar com essa dificuldade, a incontinência pode não ser apenas um problema físico.  Passar por essa situação pode atingir também o psicológico, emocional e até mesmo suas relações interpessoais. Devido a isso, veja algumas medidas que podem ser tomadas na tentativa de evitar esse contratempo:

  • Evitar duchas na região para não perder as defesas naturais do corpo
  • Tentar esvaziar a bexiga mesmo que ainda não esteja sentindo vontade de ir ao banheiro
  • Manter-se hidratado
  • Utilizar roupas fáceis de serem tiradas

Qual médico procurar em caso de suspeita e qual o tratamento mais adequado?

Em caso de suspeitas, o ideal é procurar um Urologista e realizar todos os exames necessários para descobrir o que está causando esse transtorno. Tendo em vista que a Incontinência Urinária é um sintoma, é preciso encontrar a doença e realizar o tratamento correto. Algumas delas são transitórias e fáceis de serem tratadas.

Hoje em dia existem diversos tratamentos que podem controlar a bexiga, sendo eles fisioterapia, laser, reposição hormonal e cirurgia em casos mais graves. Lembrando que apenas um especialista pode recomendar o ideal após a realização de exames.

 

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES