São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Herpes: Como evitar esse vírus?

O Herpes pode ocorrer tanto nos lábios como nos órgãos genitais

No período pós-carnaval é frequente algumas pessoas reclamarem de feridas na boca. Esse sintoma pode ser causado pelo vírus do Herpes, uma das doenças sexualmente transmissíveis que mais ocorrem. Ele costuma ser recorrente no carnaval devido ao beijo, relações sexuais e até mesmo pelo contato da saliva ao dividir copos e canudos. Além disso, a rotina cansativa, bebidas e a alimentação ruim podem abaixar a imunidade, fator que colabora para entrada do vírus.

A doença pode ocorrer tanto em homens como em mulheres e aparece assim que o sistema imunológico fica enfraquecido. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 99% da população adulta já contraiu imunidade na infância e adolescência ao herpes simplex, causado pelos tipos 1 e 2, e tem resistência ao vírus para a vida inteira.

Quais são os tipos de Herpes?

Tipo 1 (HSV-1): Conhecido também como Herpes Labial. Esse tipo costuma causar bolhas que se transformam em feridas. Ele é transmitido de pessoa para pessoa através do beijo, sexo oral ou qualquer contato de salivas. Também pode ser adquirido após episódios de febre ou exposição excessiva a luz solar. É o mais fácil de ser identificado e tratado.

Tipo 2 (HSV-2): É mais frequente nos órgãos genitais, devido a isso recebe o nome de Herpes Genital. Ele é considerada uma doença sexualmente transmissível e o contágio pode ser feito pelo sexo sem preservativo, mas não exclusivamente dessa forma.

Além desses dois tipos, ainda existe outro chamado Herpes Zóster. Apesar de ter o nome Herpes, seu vírus é diferente do responsável pelos outros dois. A doença é provocada pelo vírus varicela-zóster, conhecido por causar catapora. Todos que já tiveram essa doença podem ser acometidos pelo Herpes Zóster.

Esse vírus pode se estabelecer no organismo e se reativar depois de muito tempo. Os sintomas podem acontecer em qualquer parte do corpo e causar lesões no local do nervo que foi prejudicado. Acredita-se que a causa da reaparição do vírus é a imunidade baixa.

Quais os sintomas da Herpes ?

Tipo 1:

  • Bolhas avermelhadas que estouram e liberam líquido
  • Coceira
  • Dor de garganta
  • Febre baixa

Tipo 2:

  • Feridas e bolhas nos órgãos genitais
  • Febre baixa
  • Ardência ao urinar
  • Vermelhidão na região

O que fazer para prevenir?

Para evitar a manifestação da doença é necessário se alimentar bem com o intuito de manter a imunidade alta. Além disso, é preciso evitar sol forte e manter hábitos de higiene. Outro fator importante é ter relações sexuais apenas com o uso do preservativo e não utilizar ou emprestar objetos íntimos.

Qual o tratamento mais indicado?

Não existe uma cura, apenas algumas precauções que podem ser tomadas com o objetivo de não ter crises. Existem alguns tratamentos que podem diminuir os sintomas e desconfortos. Para saber qual medida é mais indicada para o seu caso é necessário procurar um Dermatologista.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp