São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Glaucoma: algumas dicas simples para a prevenção da doença.

Glaucoma: algumas dicas simples para a prevenção da doença.

O que é glaucoma?

O glaucoma é o nome dado a um grupo de doenças oculares em que o nervo óptico é danificado. Esse nervo é responsável por levar as informações do olho para o cérebro, por isso, quando ocorre um dano no nervo óptico, a visão é prejudicada, ficando embaçada e irregular. Nos estágios iniciais do glaucoma, é possível não perceber os sintomas da doença, por isso ocorrem diversos casos de pessoas que possuem o glaucoma e nem sequer sabem que o possuem.

Como a perda de visão causada pela doença acontece de forma gradual e, muitas vezes, lenta, ela foi apelidada de “ladra silenciosa da visão”. E, por essa razão, é comum só perceber uma falha na visão quando a doença já está num estágio muito avançado, podendo acarretar danos permanentes no olho afetado.

Embora a perda de visão causada pelo glaucoma não possa ser recuperada, com um diagnóstico precoce e idas regulares ao oftalmologista para tratamentos, a grande maioria das pessoas consegue manter a visão sem danos.
Diante disso, podemos entender o porquê é tão importante tomar medidas preventivas para ajudar a proteger sua visão, mesmo que ela esteja aparentemente normal!

Como posso prevenir?

1) Mantenha um cuidado regular com a saúde dos seus olhos. Fazer exames oftalmológicos regularmente pode ajudar a detectar o glaucoma em seus estágios iniciais, antes do dano irreversível ocorrer. Ao consultar um oftalmologista, peça que ele recomende qual a rotina ideal de exames você deve fazer de acordo com o seu caso.
2) Conheça o histórico de saúde ocular da sua família. O glaucoma tende a ocorrer em pessoas que possuem familiares com a doença. Se esse é o seu caso, faça exames oftalmológicos com mais frequência.
3) Faça exercícios físicos regularmente. Exercitar-se de forma regular e moderada (sem excessos) pode ajudar a prevenir o glaucoma, reduzindo a pressão dos olhos. Converse com seu médico sobre uma rotina de exercícios apropriado.
4) Use colírios prescritos pelo oftalmologista. Alguns colírios podem reduzir significativamente o risco de que a alta pressão ocular se agrave para o glaucoma. Para ser eficaz, os colírios prescritos pelo seu oftalmologista precisam ser usados regularmente, mesmo que ainda não tenha sintomas.
5) Sempre use uma proteção para os olhos. Lesões oculares graves podem levar ao glaucoma. Use uma proteção para os olhos quando estiver utilizando ferramentas elétricas ou jogando esportes de raquete de alta velocidade.

Onde marcar consulta com oftalmologista acessível?

Se depois de ler esse artigo você percebeu que está precisando marcar uma consulta com oftalmologista então venha para a GlobalMed! Nós oferecemos consultas com diversos tipos de especialidades médicas e diferentes opções de exames. Tudo com valor acessível para que os pacientes possam receber um ótimo atendimento.

Agende agora mesmo sua consulta com o oftalmologista clicando aqui!

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp