Fibromialgia: o que é e quais são os principais sintomas dessa doença?

A Fibromialgia, também conhecida como Fibro, é uma doença reumatológica que atinge de 2 a 10% da população mundial.

Você sabe porque a Fibromialgia é lembrada em fevereiro?

O segundo mês do ano tem sido usado para lembrar de doenças como o Mal de Alzheimer, o Lúpus e a Fibromialgia. Nomeado como “Fevereiro Roxo” na área da saúde, a intenção desses dias é lembra dessas três doenças que não tem cura, mas podem ser controladas com o tratamento ideal.

Portanto, falaremos hoje sobre a Fibromialgia, uma síndrome crônica que ficou bastante conhecida após a cantora Lady Gaga cancelar a sua apresentação no Rock In Rio por complicações no quadro e por ela ter falado abertamente sobre o assunto em seu documentário lançado no Netflix.

O que é e quais são os principais sintomas dessa doença?

A Fibromialgia, também conhecida como Fibro, é uma doença reumatológica que atinge de 2 a 10% da população mundial. Entretanto, as mais atingidas são as mulheres, com idade de aproximadamente 20 a 50 anos. Portanto, afetam elas cerca de 10 vezes mais que os homens, segundo dados da Mayo Clinic .

O principal sintoma, que também é o mais conhecido pelas pessoas quando se fala dessa doença, é a dor pelo corpo, afetando cerca de 11 a 18 lugares, por mais de 3 meses. Além disso, podem ser notados distúrbios gastrointestinais e do sono, cansaço crônico, insônia e sono não reparador, dificuldade de concentração, suor excessivo, falta de memória, sensibilidade ao frio e fadiga.

Quais são as causas da Fibromialgia?

A causa da fibromialgia é desconhecida, mas existem diversos fatores que podem ser associados a doença. São eles:

Genética

É mais provável que pessoas que tenham algum caso na família desenvolvam essa doença.

Traumas físicos e emocionais

Traumas de infância, acidentes, problemas em casa, perdas, estresse, distúrbios do sono e ansiedade podem ser gatilhos para doença.

Agentes infecciosos

A doença pode começar, por exemplo, após infecção por bactérias ou vírus.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, realizado através de exames físicos específicos. Não existe um exame laboratorial que possa diagnosticar a doença, mas podem ser feitos para descartar a hipótese de outras enfermidades.

Qual médico deve ser procurado em caso de suspeita?

Ao notar os primeiros sintomas é indicado procurar um clínico geral ou um reumatologista, pois apenas um especialista pode realizar todos os exames e dar o diagnóstico da doença. É importante procurar um médico o quanto antes, porque o acompanhamento profissional, com o uso de medicamento, pode reduzir os sintomas.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES