Estrias: Qual a causa e como evitar o aparecimento

Há muitas chances de aparecerem estrias na gravidez

Nos dias de calor é comum colocarmos uma roupa que apareça mais corpo e quando olhamos para o espelho lá estão elas, as Estrias. Mesmo que não seja um problema de saúde, essas cicatrizes que aparecem na pele podem ser motivos de incomodo por conta da estética. Embora também surjam em homens, as mulheres são as mais atingidas.

Você sabe o que são e o que causam essas cicatrizes?

As estrias ocorrem devido a um rompimento da fibra elástica e colágena da camada intermediária da pele. Ela acontece quando há um estiramento maior do que a pele pode suportar. Isso pode ocorrer por conta de ganho de peso, gravidez, puberdade, aumento dos músculos devido a grande quantidade de exercícios, uso prolongado de corticoides, colocação de prótese de silicone e até mesmo fator genético.

As cicatrizes são lineares e começam com cores róseas ou arroxeadas, momento que há um processo inflamatório no local. Quando vão se tornando mais antigas começam a atingir a coloração branca. Os locais mais frequentes são: mamas, nádegas, costas, coxas e abdômen.

Como prevenir que elas ocorram?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para que as estrias não apareçam. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são elas:

  • Controlar o peso
  • Evitar que a pele sofra grandes distensões
  • Utilizar cremes hidratantes (Embora não tenha um estudo cientifico que comprove isso)

O que devo fazer para que as estrias desapareçam?

Apesar de existirem alguns procedimentos estéticos com o intuito de diminuir as cicatrizes, nem sempre os resultados são os esperados. As chances de elas desaparecerem são mais prováveis quando ainda estão rosadas, fase inicial das estrias.

Caso queira iniciar um tratamento é indicado procurar um dermatologista. Apenas ele poderá avaliar e sugerir o mais indicado para a sua pele. Além disso, também poderá explicar quais a chance de regenerar o local indicado.

 

 

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES