Endometriose: A doença que atinge muitas brasileiras

Algumas mulheres com endometriose podem sentir dores insuportáveis no abdômen, outras não sentem nenhuma dor

A endometriose é uma doença inflamatória caracterizada pelo crescimento anormal do endométrio, mucosa que reveste o útero. Nessa condição, o tecido ultrapassa a cavidade uterina e atinge outros órgãos como ovários, bexiga, trompas e intestino. O aparecimento dessa doença pode acontecer a partir da primeira menstruação. Por isso, é preciso ficar atento às intensas cólicas menstruais.

Em pessoas que não possuem essa doença, todos os meses antes da menstruação, os ovários fabricam hormônios que tornam o endométrio maior e mais espesso para receber o óvulo fecundado. Na endometriose, devido ao crescimento do endométrio atingindo outros órgãos, as células que estão fora do útero não são expelidas durante a menstruação. Essa ação faz com que elas se movimentem em sentidos opostos, caindo no ovário ou na cavidade abdominal, voltando a se multiplicar e sangrar.

Quais são as causas dessa doença e como prevenir que aconteça?

A doença ocorre quando acontece a chamada menstruação retrógrada, processo em que o fluxo menstrual vai pelas tubas uterinas em direção à cavidade abdominal. Porém, ainda não existe uma causa definida para que isso ocorra. Há uma suposição que esse processo pode surgir por estresse ou até mesmo por fatores genéticos.

Por não haver uma justificativa comprovada, não existe um método que garanta que isso não vai acontecer. Porém, consumir alimentos que contenham ômega-3 e tentar amenizar o estresse podem ajudar a evitar o aparecimento.

Quais são os principais sintomas da endometriose?

Os sintomas podem variar de mulher para mulher. Algumas sofrem com dores insuportáveis, como Lena Dunhan, criadora e protagonista da série “Girls”, que optou por retirar o útero aos 31 anos. Já outras não sentem nenhum incomodo. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas que podem ser sentidos são:

  • Cólica durante o período menstrual podendo incapacitar a mulher de realizar as tarefas do cotidiano
  • Dor durante as relações sexuais
  • Sangramentos
  • Dores intestinais e urinárias durante a menstruação
  • Infertilidade

Qual tratamento é indicado em caso de sintomas?

Não há cura para a endometriose, apenas alguns medicamentos que aliviam os sintomas causados pela doença. Quando os remédios também não conseguem diminuir as dores, o mais indicado pelos especialistas é a retirada do útero. Para saber se as dores são realmente causadas pela endometriose e qual o tratamento mais indicado para o caso, é necessário consultar um ginecologista. Apenas um profissional saberá qual a melhor medida a ser tomada.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES