Durante o inverno é possível observar muitas pessoas se queixando de dor na garganta. Nessa época do ano é mais frequente o relato devido a diminuição de defesa do organismo no frio, pelo tempo seco e pela facilidade de propagação de vírus em ambientes fechados. A dor em si não é uma doença, e sim um sintoma de uma inflamação na amígdala e faringe, causado por vírus, bactérias ou até mesmo alergias.
A dor de garganta pode ser passageira, como no caso de estar acompanhada de uma gripe ou resfriado, ou pode precisar de medicamentos para desaparecer, o que geralmente acontece quando é causada por uma bactéria e em quadros de amigdalite, um dos motivos mais comuns para esse incomodo, que acontece quando as amígdalas incham e ficam com pus.
Quais são as principais doenças que causam essa dor?
Gripes e resfriados – São as principais causas das dores de garganta e costumam apresentar melhoras sem precisar de medicações
Mononucleose – Conhecido também como doença do beijo por ser transmitido dessa forma, não existe um tratamento específico para curar
Faringite – Uma inflamação especificamente na região da faringe
Amigdalite – Inchaço com pus nas amígdalas, causado pela inflamação na região
Catapora – Doença causada pelo vírus varicela-zoster, tem como principal sintoma as feridas espalhadas pelo corpo que causam coceira
Quais são os sintomas que aparecem na inflamação da garganta?
Segundo a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, os principais sintomas além de dores na região, rouquidão e dificuldades para engolir, são:
- Dor de cabeça
- Placas de pus
- Tosse
- Febre
- Sudorese
Quando procurar um médico?
É preciso ficar alerta a intensidade e duração desses sintomas. Algumas vezes esse quadro é resolvido sozinho, porém, em outros casos podem necessitar de medicamentos. Na hipótese de piorar ou permanecer por muitos dias, é necessário consultar um clínico geral, um otorrinolaringologista ou um infectologista. Apenas um especialista poderá examinar a garganta e indicar o tratamento correto se for necessário.
Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:
Os comentários estão desativados.