A Doença Celíaca é uma do sistema imunológico causada pela intolerância ao glúten. Ao consumir alimentos com essa substância como farinha de trigo, aveia, pães, bolos, biscoito, cervejas e massa, uma reação inflamatória é desencadeada, fazendo com que as células do organismo ataquem o próprio corpo.
Esse processo tem origem genética, ou seja, outros familiares de primeiro grau também podem ter. Ele ocorre no intestino delgado, prejudicando o órgão e impedindo que ele absorva corretamente os nutrientes dos alimentos, como vitaminas, sais minerais e água.
As primeiras manifestações podem acontecer na infância, momento em que começam a ser consumidos alimentos que contenham glúten e seus derivados, podendo causar problemas no desenvolvimento da criança. Em alguns casos, ela pode ser diagnosticada apenas quando adulto, tendo a possibilidade de se desenvolver igualmente em homens e mulheres.
Quais são os principais sintomas da doença celíaca?
A intolerância ao glúten pode causar diversas manifestações dependendo do nível de intolerância e da quantidade de glúten ingerida por algumas pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas são:
- Diarreia com perda de gordura nas fezes
- Vômito
- Perda de peso
- Inchaço nas pernas
- Anemia
- Alterações na pele
- Diminuição da fertilidade
- Queda de pelos
- Alterações no ciclo menstrual
- Fraqueza das unhas
- Sinais de desnutrição
- Dor abdominal
Como prevenir essa manifestação?
Não há um jeito de prevenir o aparecimento da doença celíaca por ser uma doença de origem genética. Porém, é possível observar o histórico familiar e iniciar uma investigação. A retirada do glúten da alimentação antes da manifestação dos primeiros sintomas pode evitar lesões na mucosa do intestino.
Qual médico procurar em caso de sintomas?
Ao notar sinais da intolerância é recomendado procurar um gastroenterologista. Após ouvir o relato dos sintomas, o médico pode solicitar uma biópsia do intestino delgado e um exame de sangue, necessários para observar a dosagem de anticorpos contra o glúten. Isso porque os sintomas podem ser muito parecidos com o de outras doenças.
A doença celíaca não tem cura, mas com o acompanhamento de uma nutricionista para uma dieta sem glúten, a pessoa pode viver sem os sintomas. Essa dieta deve restrita e seguida para o resto da vida.
Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:
Os comentários estão desativados.