Dificuldade de respirar: o que pode ser ?

Avatar

Quando alguém possui respiração curta, acaba sentindo que não há ar suficiente e ter a sensação de aperto no peito. Essa doença é chamada de dispneia.
Os problemas respiratórios considerados leves podem ser causa de nariz entupido ou excesso de exercícios duros, como caminhadas em subidas, corrida e outros.

De maneira geral, os sinais não são perceptíveis. Muitas vezes a falta de ar e a dor no peito podem ser sintomas de ataques cardíacos.

A sensação de aperto no peito e falta de ar estão interligados e podem ser causados por diferentes razões. Apesar de muitas pessoas associarem problemas respiratórios e cardíacos á pessoas de mais idade, saiba que até mesmo uma criança ou um jovem podem sofrer da doença.

As principais causas da falta de ar

A falta de ar pode ser causada por diversos motivos, entre eles temos:

  • Asma;
  • Lesão pulmonar, pescoço e tórax;
  • Problemas cardíacos, como a arritmia cardíaca;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Doenças pulmonares ou infecções respiratórias (pneumonia, bronquite, enfisema)
  • Derrame pleural ou acúmulo de fluidos nos pulmões, por conta de tumores ou supostas infecções;
  • Fibrose pulmonar;
  • Infecção respiratória;
  • Asfixia;
  • Pressão arterial baixa;
  • Falta de oxigenação no cérebro;
  • Choque anafilático;
  • Outros.

 

dificuldade_respirar_img02

 

Exames

Ao perceber que sua respiração está desregulada, com frequentes faltas de ar, é importante procurar um médico para que realize os exames necessários, diagnosticando as causas e os tratamentos possíveis.

Os exames realizados são, radiografia do tórax, exames de sangue com hemograma completo, tomografia axial computadorizada, eletrocardiograma, oximetria de pulso e exames de função pulmonar.

 

Remédios naturais para a falta de ar

Os tratamentos para problemas respiratórios irão variar muito de cada caso e do histórico de cada paciente. Apesar da grande parte dos tratamentos utilizarem antibióticos e outros medicamentos, os problemas respiratórios muitas vezes podem ser solucionados através de remédios naturais.

Os tratamentos homeopáticos são muito funcionais e recomendados, pois trata os problemas de saúde com medicamentos naturais, que não agridem o organismo, proporcionando resultados satisfatórios e eficientes.

 dificuldade_respirar_img03

Como melhorar a respiração

Muitas pessoas desenvolvem problemas respiratórios e a causa pode surgir por diversos motivos, como por exemplo: poluição, problemas cardíacos e muitos outros. No entanto, muitas não percebem que para o tratamento ter resultados satisfatórios e prevenir esse tipo de doença, é necessário ocorrer uma mudança de hábitos.

Entre essas mudanças de hábitos é necessário praticar exercícios regularmente, manter uma dieta equilibrada rica em fibras, legumes e verduras, evitando gorduras é essencial e são dicas básicas.

Os exercícios mais indicados por trabalhar a respiração são o yoga, meditação, caminhada, pilates e outros. Os exercícios são fundamentais tanto para a mente, corpo, quanto para a saúde, além de ajudar a eliminar o stress, fortalecer os músculos, auxiliar na circulação sanguínea e muito mais.

Para que a respiração não seja prejudicada e consiga evitar futuros problemas, é necessário seguir algumas dicas extremamente úteis. Manter a casa limpa é fundamental, pois a poeira, sujeiras em móveis, roupas de camas, pelos são fatores que prejudicam a respiração, desenvolvendo ou causando crises de rinite, bronquite, asma e até mesmo falta de ar. A sujeira traz muitos ácaros que são totalmente prejudiciais a saúde. Mantenha a casa limpa!

 

 Quando procurar um médico

Existem muitos casos de pessoas que notaram os sintomas e acabaram deixando passar batido e com isso o problema acabou se agravando.

Quando se nota os primeiros sintomas, é extremamente necessário procurar um profissional e realizar exames para descobrir as causas e os tratamentos ideais.

A GlobalMed Clínicas é comprometida em oferecer um atendimento adequado aos seus pacientes. Venha fazer uma visita!

CTA BLOG

Se gostou desse texto deixe seu comentário, sugestões e compartilhe nas redes sociais.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES