Dietas Proteicas: conheça os riscos de ter uma dieta restritiva!

DIU: ihafrhanlnaglnalngf

Você está em busca de um estilo de vida mais saudável e deseja perder peso?

Se você respondeu sim, temos certeza que já ouviu falar das dietas proteicas. Em busca de um corpo saudável, as pessoas buscam diversos tipos de dieta, entre as quais está a dieta proteica.

As dietas proteicas, ou dietas restritivas de carboidratos, fazem com que os adeptos das mesmas percam peso rapidamente. Esse fato faz com que muitas pessoas recorram a essas formas de emagrecimento. Contudo, ao se tornarem adeptas das dietas restritivas, muitas pessoas não sabem o quanto esses regimes podem ser prejudiciais à saúde. É justamente sobre isso que falaremos nesse post.

Se você está em busca de um estilo de vida saudável e quer começar uma dieta, continue lendo este texto! Falaremos dos riscos das dietas proteicas para nosso organismo e como iniciar um regime de maneira correta.

Mas afinal, o que são dietas proteicas?

As dietas proteicas, ou dieta da proteína, são métodos de emagrecimento nos quais a pessoa deve consumir apenas alimentos que contenham proteínas como, por exemplo, carnes e ovos.

Os adeptos dessa forma de emagrecimento devem abolir do cardápio os alimentos ricos em carboidratos como pães, bolos, massas, arroz, entre outros. As dietas proteicas mais conhecidas são a Dukan, Paleolítica e Atkins.

Como funciona esse tipo de dieta?

Uma vez que você intensifica o consumo de proteína e reduz drasticamente a ingestão de carboidratos, a sensação de saciedade fica bem maior. Isso acontece porque o organismo demora mais a digerir e absorver as proteínas.

A demora na digestão, junto com a redução do consumo de carboidratos, faz com que o organismo utilize outras fontes de energia como a gordura presente no corpo humano.

O resultado disso tudo é a perda de peso de forma rápida. É comum encontrarmos relatos comprovados de pessoas que perderam de 5 a 8 quilos em apenas duas semanas, sem usar qualquer outro método de emagrecimento.

Quais são os riscos das dietas proteicas para a saúde?

Os resultados rápidos apresentados pelas dietas proteicas fazem com que muitas pessoas adotem esse método de perda de peso. Com isso, elas não verificam se a dieta da proteína oferece algum risco à saúde delas.

De acordo com nutricionistas, após 5 dias do início da dieta, pode ocorrer mudanças no metabolismo e o surgimento de carências nutricionais. Consequentemente, o adepto da dieta restritiva de carboidratos pode apresentar uma série de problemas de saúde. Conheça alguns malefícios causados pelas dietas proteicas:

Fadiga corporal

Os carboidratos são responsáveis pelo fornecimento de energia para o nosso corpo. Uma vez que a ingestão de carboidratos é totalmente suspensa, o organismo passa a sofrer de carência de energia. Como consequência, a pessoa começa a sentir cansaço, dores de cabeça, exaustão e fadiga.

Outra consequência da suspensão do consumo de carboidratos é o aparecimento de uma grande vontade de comer doce. Isso acontece porque o organismo precisa de algo para suprir a ausência de carboidratos a nível cerebral. O referido nutriente é uma fonte de energia para o bom funcionamento do cérebro.

Aparecimento de doenças coronarianas

As dietas proteicas envolvem o grande consumo de gordura. Com isso, o adepto desse método de emagrecimento tem problemas com o aumento da quantidade de triglicerídeos no sangue. O aumento desse tipo de gordura causa o aparecimento de doenças coronarianas e aterosclerose.

A alta ingestão de gordura também causa a elevação dos níveis de colesterol ruim (LDL), aumentando o risco de doenças cardíacas e de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Agravamento de doenças renais

A adoção da dieta proteica faz com que os rins tenham que trabalhar bastante para eliminar os produtos da proteína, como os resíduos nitrogenados, a ureia e amônia. Por esse motivo, a dieta da proteína é totalmente desaconselhada para quem possui problemas renais, pois ela pode agravar tais problemas.

Aqueles que não possuem nenhum tipo de problema nos rins, com o tempo, também podem sofrer com o surgimento de cálculos renais devido à sobrecarga de funcionamento dos rins.

Restrição da absorção de outros nutrientes

Quando falamos em alimentação saudável, temos que ter em mente que isso representa o consumo equilibrado de diversos tipos de nutrientes. Por isso, uma dieta baseada no consumo de somente uma categoria de nutriente, como a dieta proteica, não é a mais adequada.

A ingestão de grandes quantidades de proteína faz com que o corpo humano tenha dificuldades de absorver outros nutrientes importantes para o nosso organismo: fibras, minerais, vitaminas, etc.

Como fazer uma dieta de forma correta?

Agora que você já sabe dos riscos das dietas proteicas para nossa saúde, deve estar pensando: “Como eu faço uma dieta corretamente?”

Antes de começar uma dieta, você deve procurar pelos especialistas no assunto: o nutricionista e o endocrinologista. Enquanto o primeiro será responsável pelo planejamento de um cardápio balanceado e personalizado, o segundo procurará descobrir os motivos do aumento do peso, pois ele estuda as glândulas responsáveis pela fabricação dos hormônios do metabolismo.

Consultar-se com ambos os profissionais é fundamental para quem a sua dieta tenha efeito duradouro e não prejudique a sua saúde.

Assim, sabendo dos riscos das dietas proteicas, esperamos que cada vez mais pessoas dispensam os métodos de emagrecimento com restrição de alimentos e procurem nutricionistas e endocrinologistas para perder pesos sem causar danos à saúde.

Você gostou do post sobre os perigos das dietas proteicas? Quer começar uma dieta de forma saudável?

Agende agora mesmo uma consulta com um nutricionista e um endocrinologista na GlobalMed mais próxima de você! Para agendar pelo site, clique aqui. Ou ligue para a nossa Central de Atendimento: (11) 2222-1090.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp