Como nós sabemos, o endocrinologista é o médico responsável por cuidar de todo o funcionamento hormonal do nosso corpo e ainda diagnosticar e tratar doenças de distúrbios hormonais. Problemas para emagrecer são uma das maiores razões para as pessoas procurarem o endocrinologista, pelo simples fato de que o endocrinologista analisa a possibilidade de deficiências hormonais que podem impedir a perda do peso excessivo. Através dessa postagem, selecionamos 10 dicas de um endocrinologista de como emagrecer com saúde! Acompanhe o nosso texto e fique por dentro do assunto!

Para emagrecer é preciso entender um pouco mais sobre o papel do endocrinologista!

Como já falamos, os hormônios são substâncias que controlam a reprodução, o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo. Se estes estão prejudicado por alguma disfunção hormonal, a queima dos alimentos, bem como a eliminação de resíduos, fica prejudicada, favorecendo o ganho de peso.

Como a endocrinologia é uma área vasta, selecionamos 10 dicas imperdíveis de como é possível emagrecer (de uma maneira fácil) com saúde!

 

Dicas de um endocrinologista para emagrecer com saúde

 

1 – Coma salada antes das refeições

Comer salada antes das refeições por cerca de 20 minutos é necessário para a sinalização de saciedade do nosso sistema nervoso central. Com a sinalização ativada, a chance de se reduzir os alimentos consumidos na refeição principal é maior. Além disso, essas fibras consumidas auxiliam a digestão da refeição principal, pois demora mais para ser digerida.

 

2 – Não coma rápido!

Ao comer rápido, a primeira fase do processo digestivo é prejudicada, pois os alimentos não são bem mastigados e a saliva não consegue realizar a sua função completamente. Comer rápido engorda porque o cérebro demora cerca de 20 minutos para perceber que o estômago está cheio. Logo, ao comer rápido demais, você acaba ingerindo grandes quantidades de comida antes do seu cérebro perceber que as porções de alimento ingeridas já são suficientes.

 

3 – Troque alimentos de farinha branca por farinha integral

A grande diferença entre a farinha branca e a farinha integral está na está na quantidade de nutrientes e na presença de fibras da farinha integral. A farinha branca passa por um processo de refinamento que elimina grande parte de seus nutrientes. Já a farinha integral, por outro lado, não passa por esse processo e preserva seus nutrientes, que incluem proteínas, minerais, vitaminas e fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do seu organismo.

 

Praticar esportes é fundamental para emagrecer com saúde

 

4 – Pratique esportes!

Muitos estudos já comprovaram que, uma das melhores formas para emagrecer com saúde é praticando esportes. Caso você nunca tenha praticado nenhum esporte, comece com alongamentos ou caminhadas de 30 minutos. E não se esqueça de se alimentar antes dos exercícios!

 

5 – Abandone os alimentos industrializados e prefira os naturais e frescos

Os alimentos naturais e frescos são menos processados e sem aditivos artificiais (como corantes, conservadores e aromatizantes artificiais), eles estão repletos de fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes. Isso porque não perderam as suas principais partes durante a produção, ao contrário do que acontece com os produtos refinados.

 

6 – Troque o frito pelo assado!

A maioria dos endocrinologistas afirmam que as frituras não são aliadas da saúde e nem da dieta balanceada. A boa notícia é que as iguarias tradicionais fritas podem se tornar mais saudáveis ao trocar a frigideira pelo forno.

 

Prefira assados, tire frituras

 

7 – Coma de três em três horas

Além de fazer bem a saúde, comer de três em três horas acelera o seu metabolismo e, toda vez que você comer algo, estará gastando calorias na hora em que tiver digerindo os alimentos. O gasto é maior imediatamente depois da refeição, quando o corpo começa o processo da digestão.

 

8 – Corte o refrigerante e acrescente a água

O açúcar extra que se ingere ao beber refrigerantes, produz no organismo pelo menos cinco efeitos indesejáveis:

  • Nutrição desbalanceada;
  • Armazenamento de gordura extra;
  • Níveis incorretos de açúcar no sangue;
  • Digestão retardada;
  • Pico de acidez.

 

A água ainda é a bebida perfeita. Não contém calorias, não requer digestão, não irrita e constitui exatamente aquilo que o organismo requer para levar avante os processos vitais. Por isso, beba mais água e corte de uma vez por todas os refrigerantes da sua dieta.

 

Beba bastante água!

 

9 – Aposte nos grãos

Cereais e alguns tipos de sementes são ótimas opções para afastar a fome, principalmente no café da manhã. Eles costumam fornecer muitas fibras, que dão saciedade e fazem você comer menos. Ingerir fibra também melhora a digestão, combatendo a sensação de inchaço e estufamento.

 

10 – Procure um profissional

Portanto, quando se busca um tratamento para emagrecer, é importante procurar tanto o nutricionista quanto o endocrinologista, para descobrir qual a causa do excesso de peso (se devido à má alimentação ou a distúrbios hormonais). Uma vez diagnosticado o problema, os profissionais auxiliarão no equilíbrio do organismo, proporcionando assim não só o emagrecimento, mas também, o bem-estar e qualidade de vida.

 

CTA BLOG

 

A GlobalMed Clínica possui endocrinologistas e nutricionistas a preços populares para melhor atendê-los, basta marcar uma consulta em uma de nossas unidades! O que achou de nossas dicas? Você já fez algum tipo de dieta para emagrecer, que, no final, não deu certo? Já seguiu algumas de nossas dicas? Compartilhe conosco as suas experiências! Fazemos questão de saber suas opiniões! É extremamente importante para nós!