Quando marcar uma consulta com oftalmologista?

É necessário consultar um oftalmologista anualmente

No dia 10 de julho, Dia da Saúde Ocular, é importante lembrar a importância de consultar um oftalmologista para manter a visão saudável. Segundo o Ministério da Saúde, é considerado que a via sensorial visual esteja sendo aproveitada plenamente quando os dois olhos, nervos ópticos e o cérebro estão funcionando perfeitamente.

Muitas pessoas acreditam que o oftalmologista só deve ser procurado quando algo não esteja trabalhando da maneira correta. Porém, o especialista na visão deve ser consultado anualmente. Isso porque muitas doenças, como por exemplo o glaucoma que é uma doença progressiva assintomática, são silenciosas e podem causar problemas graves, podendo levar a perdas irreparáveis da visão e até a cegueira, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Para aqueles que convivem com diabetes, miopia maior que 6 graus, hipertensão e doenças reumáticas, enfermidades muitas vezes responsáveis por alterar a qualidade da visão, podem precisar de visitas mais frequentes a esse especialista.

Quando deve ser feito a primeira consulta?

Não existe uma idade certa para começar a consultar um oftalmologista. É recomendado realizar primeiramente no nascimento, conhecido como teste do olhinho, para identificar a presença de alguma malformação congênita. Após isso, pode voltar a ser feita no início das atividades escolares, que é quando algumas crianças começam a notar dificuldades na visão, sendo geralmente diagnosticado como astigmatismo e miopia.

Quando as visitas ao médico devem se tornar mais frequentes?

Após os 50 anos, as chances de desenvolver uma doença oftalmológica, como cataratas e glaucoma, se tornam ainda maiores. Além disso, os problemas para enxergar de perto, chamado de vista cansada, podem aparecer para muitas pessoas com essa idade. Para evitar que problemas graves aconteçam, como perda de visão, é indicado consultar um oftalmologista regularmente.

Quais manifestações indicam precisar consultar um oftalmologista?

Sensibilidade à luz: Esse sintoma, conhecido como fotofobia, pode ser causado por diversos motivos como edema macular diabético, lesão na córnea, alguma doença degenerativa ou até mesmo passar horas na frente do computador.

Visão embaçada: A visão embaçada é um dos sintomas mais comuns quando se trata de doenças oftalmológicas. A causa pode estar relacionada a catarata, glaucoma e vista cansada, que impedem que o paciente enxergue com nitidez.

Irritação no olho e lacrimejamento: A vermelhidão nos olhos pode surgir por vários fatores, como a radiação solar ou presença de cloro, e também por infecções causadas por vírus e bactérias. Doenças como conjuntivite, uveíte e glaucoma costumam despertar essa manifestação.

Onde encontrar oftalmologistas com preços acessíveis?

A GlobalMed Clínica oferece atendimento com oftalmologistas com alta qualidade e preços acessíveis. Para obter mais informações ou agendar consulta em uma de nossas unidades, basta entrar em contato conosco nos números: (11) 2222-1090 (São Paulo) / (16) 4042-1911 (Ribeirão Preto) / (27) 3180-0381 (Vitória) / (19) 3927-5600 (Piracicaba) ou no nosso site.

 

Clique aqui para saber mais sobre Glaucoma

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES