Depressão: Entenda quais são os principais sintomas

A depressão é mais comum em mulheres do que em homens

O que é a depressão?

A depressão é uma doença que faz com que o desânimo apareça de forma muito intensa e prolongada, sendo capaz de durar meses e até anos. Além disso, esse sentimento pode vir acompanhado de sintomas físicos, podendo afetar as tarefas do cotidiano, como na escola, trabalho e até mesmo dentro da própria casa.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 350 milhões de pessoas sofrem desse transtorno. Sua aparição é mais frequente em mulheres do que em homens e é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. Apesar de ser considerada um dos transtornos mentais mais comuns, muitas dúvidas surgem quanto ao diagnóstico e tratamento.

Embora muitas vezes possa ser confundido, estar triste não é obrigatoriamente estar com depressão. A tristeza é um sentimento normal na vida dos seres humanos, principalmente quando passamos por uma fase difícil de nossas vidas que faça com que esse sentimento seja despertado. Ela tem a possibilidade de durar até 2 semanas e vai diminuindo com o passar do tempo, caso contrario é importante ficar atento a esse sintoma.

O que pode causar essa doença?

Apesar de haver muitos estudos relacionados à depressão, ainda não existe uma causa específica. Diversos fatores podem causar essa doença como desequilíbrio hormonal, fatores genéticos, traumas, estresse, entre outros.

Quais são os sintomas da depressão?

Os sintomas desse distúrbio podem variar de pessoa para pessoa, e não necessariamente aparecem de uma vez. Eles podem surgir de acordo com a evolução da doença. Os principais são:

  • Ansiedade
  • Baixa autoestima
  • Insônia
  • Pensamentos pessimistas
  • Falta de interesse (até mesmo por coisas que antes interessavam)
  • Dificuldade de concentração
  • Problemas sexuais
  • Cansaço
  • Irritabilidade

O que devo fazer caso esteja suspeitando?

Para identificar se você está sofrendo de depressão é necessário observar os sintomas e procurar um psicólogo ou psiquiatra. Somente um especialista poderá diagnosticar a doença e indicar o tratamento necessário caso seja confirmado.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES