São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Consulta com reumatologista: principais informações

Antes da consulta com reumatologista sempre surgem dúvidas sobre o que essa especialidade trata, quais são as principais doenças reumáticas e até mesmo qual a diferença para o médico ortopedista.

A consulta com o reumatologista é essencial para descobrir e iniciar o tratamento de enfermidades que atingem os tecidos conjuntivos. Elas podem ser tanto doenças autoimunes como inflamatórias, provocando diversos sintomas nos músculos, ossos, tendões e articulações, e em outras partes do corpo, como olhos, coração, rins, intestino, pulmões e pele.

Durante o atendimento é provável que o médico realize exames físicos e diversas perguntas, para que dessa forma possa entender o que está causando os sintomas. O relato das manifestações e o histórico familiar pode ajudar no diagnóstico e na indicação do tratamento, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Quando procurar um reumatologista? Quando optar pelo ortopedista?

É normal que o paciente não saiba qual profissional procurar quando sente alguma dor pelo corpo. As duas especialidades atuam de maneira próxima, podendo até mesmo ser o complemento para a outra em alguns casos.

Apesar disso, ambas as áreas têm sua particularidade. O ortopedista é o responsável por tratar sintomas que são seguidos de algum trauma, como por exemplo, torções, luxações, lesões e fraturas. Já os reumatologistas tratam de manifestações crônicas e acompanhadas de sinais inflamatórios, que podem dificultar o movimento.

Quais doenças o reumatologista trata?

O médico reumatologista é o especialista incumbido de analisar diversas doenças reumáticas que podem atingir crianças, jovens, adultos e idosos. Ele é o profissional que irá avaliar o quadro clínico do paciente, realizar o diagnóstico da doença e receitar o tratamento adequado.

A procura por esse médico existe quando o paciente possui muitas dores nos ossos, músculos, articulações ou também por sentir outros sintomas como inchaço, dificuldade para mexer as articulações, vermelhidão, etc.

As principais doenças que são diagnosticadas em consulta com reumatologista são:

  • Artrite reumatoide: doença crônica que causa dor, inchaço e rigidez;
  • Febre reumática: doença caracterizada por inchaço e dor nas articulações, podendo até mesmo prejudicar o coração;
  • Fibromialgia: doença que provoca dores em diversas partes do corpo, sono e fadiga;
  • Tendinite: doença que inflama os tendões;
  • Bursite: doença caracterizada pela inflamação da Bursa (é um pequeno “saco” que funciona como um amortecedor dos ossos e músculos.

Além dessas doenças reumatológicas, o esse especialista também cuida de: Gota, Osteoporose, Artrose, Lúpus, Vasculites, compressões de nervos, entre outras doenças.

Quando marcar uma consulta com reumatologista?

Algumas doenças reumáticas são mais graves e difíceis de serem diagnosticadas do que outras, por esse motivo, a consulta com reumatologista é fundamental. A procura por esse médico deve ocorrer quando existem os seguintes sinais: fadiga, mal-estar, dores, perda de peso, etc.

Vale ressaltar que além da dor, algumas das doenças reumáticas ainda podem comprometer alguns órgãos do corpo humano, como cérebro, pulmões, rins e coração. Portanto, ao sentir algum dos sintomas é importante procurar por um médico especializado.

Quanto custa o atendimento com um reumatologista?

A consulta com reumatologista particular costuma ser cara nos consultórios médicos, fazendo com que muitas pessoas dependam da demora encontrada no Sistema Único de Saúde (SUS). Para solucionar esse problema surgiram as clínicas populares.

A GlobalMed é uma clínica médica popular, onde você pode realizar atendimento com reumatologista por valores acessíveis e alta qualidade. Caso esteja precisando consultar esse profissional ou esteja buscando por mais informações, agende pelo nosso site ou entre em contato pela Central de Atendimento.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp