Consulta com proctologista: quando procurar esse médico?

Avatar
O proctologista é o médico responsável por cuidar da parte final do sistema digestivo.

A consulta com Proctologista costuma despertar algumas dúvidas e até receio por parte da população por ser uma especialidade médica com procedimentos parecidos aos da consulta com Urologista e Ginecologista. Essas especialidades são responsáveis por cuidar de regiões delicadas do corpo.

O médico proctologista, também conhecido por atuar na especialidade médica coloproctologia, é o responsável por realizar o diagnóstico e tratamento de doenças que atingem a parte terminal do aparelho digestivo. Mais especificamente, esse profissional cuida de doenças relacionadas a parte do intestino grosso, reto e ânus, como a prisão de ventre ou incontinência fecal, fístula anal e hemorroidas.

Por que é tão importante procurar um Proctologista?

Durante a consulta com proctologista é possível diagnosticar diferentes tipos de doenças, algumas simples e outras muito graves, que precisam de tratamento o mais rápido possível. Como por exemplo, a Doença de Crohn, que segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia é uma doença inflamatória intestinal crônica que pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo.

Existem diversas manifestações que podem indicar a necessidade de uma consulta com esse especialista. As principais delas são: sangramento anal ou nas fezes, coceira, dor, ardência e presença de nódulo.

O médico irá realizar uma análise do paciente para obter o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Durante a consulta serão feitas perguntas sobre o início dos sintomas, se existem casos na família, etc. Após obter as informações necessárias do paciente, poderá ser necessário a realização do exame físico.

O exame proctológico pode ser feito no próprio consultório, apesar de ser um pouco desconfortável para o paciente. Ele é bastante necessário porque é possível verificar o ânus e identificar se existem hemorroidas externas, fissuras anais ou doenças proctológicas que provocam coceira.

Quando necessário, também é realizado o exame de toque retal e a anuscopia. Esses costumam ser os motivos que mais provocam receio por parte dos pacientes, porém, essas etapas são fundamentais para que existam avaliações de tumores, corpos estranhos, sangue na ampola retal, inflamações da mucosa, doenças hemorroidárias, doença diverticular, prolapso retal, síndrome do intestino irritável e até mesmo na para prevenir o câncer.

Para saber um pouco mais sobre as doenças inflamatórias intestinais, acesse o link.

Quando realizar uma consulta com Proctologista?

A consulta com proctologista deve ocorrer de forma preventiva uma vez por ano em pessoas acima de 50 anos de idade. Caso exista casos de câncer de intestino na família é indicado que o exame preventivo ocorra anualmente a partir dos 40 anos de idade.

Embora essa especialidade médica seja reconhecida por cuidar de uma parte íntima do corpo, a consulta regular com esse médico é importante para que exista a o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de intestino.

Quanto custa a consulta com proctologista?

Se você ainda não sabe onde realizar a sua consulta com proctologista, com preços acessíveis e médicos de confiança, então venha conhecer a GlobalMed. Para maiores informações entre em contato com a nossa equipe e aproveite para agendar a sua consulta.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES