São Paulo: 11 2222.1090 |

Ribeirão Preto: 16 4042.1911 |

Piracicaba/SP: 19 3927-5600

Consulta com Oftalmologista: quando procurar este médico?

A consulta com oftalmologista deve ser feita anualmente.

Para que serve a consulta com oftalmologista?

A oftalmologia é a especialidade médica que estuda e cuida dos olhos. A consulta oftalmológica deve ocorrer para que exista a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças oftalmológicas, que podem apenas provocar irritações, como também podem oferecer riscos de cegueira e até a morte.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 40% da população do Brasil que possui idade acima dos 60 anos pode desenvolver doenças oftalmológicas. Algumas dessas doenças podem ser graves, como o glaucoma, que se não for diagnosticado e tratado pode provocar a cegueira.

Quando procurar por um oftalmologista?

A melhor forma de prevenir as doenças oftalmológicas é realizando consulta periódica com o médico oftalmologista, pois quanto antes uma doença é diagnosticada, menos chances ela tem de causar danos graves à saúde.

A consulta com oftalmologista deve ocorrer a partir dos primeiros meses de vida e estende-se até a fase idosa, que é quando doenças mais graves costumam surgir. Somente esse médico está capacitado para diagnosticar e tratar as doenças oculares. Por isso, o oftalmologista deve ser procurado nas seguintes situações:

  • Até os 40 anos de idade a consulta periódica com o especialista deve ocorrer a cada dois anos e anualmente depois dessa idade;
  • Quando existe dores de cabeça constantes;
  • Ardência e olhos secos;
  • Coceiras ou sinais de vermelhidão;
  • Quando existe a dificuldade de leitura;
  • Embaçamento e qualquer outro tipo de irritabilidade que exista nos olhos.

Quais são as principais doenças oftalmológicas?

Existem diversos tipos de doenças oftalmológicas que podem causar problemas graves na saúde e muitas podem ser prevenidas quando o paciente passa pelo atendimento regularmente. Por esse motivo, é indicado realizar um check-up oftalmológico todos os anos, mesmo para aqueles que não fazem o uso de óculos. Veja quais são as principais enfermidades:

Daltonismo: O daltonismo é uma doença hereditária que faz com que a pessoa não saiba diferenciar as cores. O distúrbio é mais comum em homens.

Catarata: A catarata acontece quando a lente natural que temos no nossos olhos perde a transparência. Essa doença é mais comum em pessoas mais velhas, com mais de 70 anos.

Glaucoma: O glaucoma ocorre quando o nervo que liga os olhos ao cérebro sofre danos devido ao aumento da pressão intra-ocular. É uma das enfermidades mais graves, podendo levar a cegueira.

Astigmatismo: O astigmatismo é causado por uma curvatura anormal na córnea, fazendo com que a visão fique distorcida.

Miopia: A miopia é um defeito anatômico no olho em que a imagem se forma antes da retina. É um dos problemas mais comuns.

Hipermetropia: A hipermetropia é um distúrbio em que os olhos apresentam medidas menores que o normal, fazendo com que a imagem produzida pela luz se forme depois da retina.

Esse médico também é responsável por cuidar de diversas outras doenças, como: conjuntivite, estrabismo, descolamento de retina, presbiopia, retinopatia diabética, terçol, uveíte, etc. Fique atento a qualquer manifestação diferente nos olhos e procure o especialista assim que notar.

 Onde realizar uma consulta com preço acessível?

Assim como em outras especialidades médicas, é necessário a consulta com oftalmologista prevenir e tratar as doenças. No entanto, você sabe onde realizar consulta com oftalmologista barata?

A GlobalMed é uma clínica médica popular que oferece consulta com o oftalmologista por valores mais baixos. Na clínica, o atendimento proporciona máxima qualidade e eficiência.

Para maiores informações entre em contato com a nossa equipe e aproveite para agendar a sua consulta, será um grande prazer receber você na GlobalMed.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE Mande um WhatsApp
Mande um Whatsapp