Consulta com dermatologista particular: como funciona?

Avatar
Na consulta com o Dermatologista é feita uma análise minuciosa da pele.

Quando o assunto é especialista médico, algumas pessoas não sabem o que é dermatologista. Para auxiliar na explicação, esse profissional é essencial para tratar doenças relacionadas ao maior órgão do corpo humano, a pele. A procura por consulta com dermatologista pode se dar por diversos motivos, até mesmo quando não existe uma doença já diagnosticada.

Além da pele, o médico também cuida dos cabelos, mucosa, pelos, glândulas sudoríparas e unhas. Dessa forma, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse especialista está apto a atuar em Dermatologia Clínica e Preventiva, Oncologia, Dermatologia Cosmiátrica, Dermatologia Cirúrgica e Dermatologia Oncológica.

Quer saber mais sobre a área de atuação e sobre como você pode ter o auxílio desse profissional? Então, não deixe de ler o artigo que preparei para você sobre o assunto! Boa leitura!

O que é dermatologista?

A pele, além de ser o maior órgão do corpo, é uma estrutura complexa. Não à toa, hoje há registro de mais de 3 mil enfermidades dermatológicas que podem afetar crianças, jovens e idosos, de acordo com a SBD.

Dessa forma, o dermatologista é quem diagnostica, previne e trata tudo o que diz respeito à pele e às demais áreas do corpo citadas, bem como as mucosas, tanto da boca quanto da região genital.

Para que o profissional consiga trabalhar nessa especialidade, após os 6 anos de graduação e residência em Medicina, é preciso que ele faça um curso de especialização próprio na área dermatológica.

Para que serve a consulta com dermatologista?

O atendimento com o médico dermatologista serve tanto para prevenção como para descobrir e diagnosticar uma enfermidade de natureza cutânea.

Assim, o profissional faz perguntas para saber se há alguma manifestação fora do normal, sintomas, tempo de duração de lesões, ou quaisquer informações capazes de auxiliar no diagnóstico. Algumas queixas comuns são acne, vermelhidão devido a alergias e queda de cabelo.

Para complementar, são feitos exames físicos e podem ser solicitados alguns exames laboratoriais, como de sangue, cultura e biópsia. Quando o dermatologista descobre o que está causando qualquer distúrbio, pode recomendar o melhor tratamento. Em muitos casos, os cuidados são multidisciplinares, de forma que envolvem, também, a endocrinologia, a ginecologia e a urologia, por exemplo.

Atualmente, a procura por esse especialista tem sido maior, devido à preocupação com os cuidados estéticos com a pele, e à grande quantidade e à qualidade de procedimentos voltados a mantê-la mais bonita e saudável.

Doenças que o dermatologista trata

A consulta com dermatologista pode ocorrer para o diagnóstico e o tratamento de uma doença ou, ainda, apenas para o acompanhamento do paciente. Consultas rotineiras com o dermatologista são fundamentais para pessoas com pele muito clara, que têm sinais pelo corpo ou que já passaram por um tratamento de pele.

Como o dermatologista cuida da pele e dos apêndices cutâneos, ele é responsável por diagnosticar e tratar:

  • alergias;
  • dermatite atópica;
  • câncer de pele;
  • melasma;
  • acne;
  • micoses;
  • pintas;
  • queda de cabelo;
  • doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
  • vitiligo;
  • unha encravada;
  • verrugas, entre outros.

Além de tratar doenças, alguns dermatologistas também cuidam de fatores estéticos, ou seja, sulcos, rugas de expressão, manchas na pele, estrias, cicatrizes, entre outras desordens estéticas.

Acne

Embora a acne seja mais comum na puberdade e na adolescência — quando os hormônios e as modificações do corpo em meninos e meninas estão a todo vapor — ela também é queixa frequente a dermatologistas da parte de adultos.

Seu surgimento após a juventude, dessa forma, deve ser analisado pelo especialista, já que pode ser um sintoma de problemas como alimentação rica em açúcar, desequilíbrio hormonal, uso excessivo de maquiagem sem a devida remoção, síndrome de ovários policísticos e estresse.

Dermatologista e procedimentos estéticos

Você se importa com a aparência e tem uma rotina específica de cuidados com a pele? Então, é essencial que realize acompanhamento com um especialista dermatológico. Assim, ele pode fazer as melhores indicações de produtos para o seu tipo de pele, como protetor solar, hidratante e sabonetes de limpeza.

Além disso, procedimentos bastante procurados na área estética são:

  • preenchimento facial: suaviza rugas e quaisquer marcas de expressão a partir da utilização de ácido hialurônico e toxina botulínica;
  • limpeza de pele: limpa a cútis profundamente e elimina células mortas, reduzindo cravos, espinhas e quaisquer outros problemas cutâneos;
  • peeling: procedimento que promove a renovação celular e ajuda a clarear a pele;
  • preenchimento labial: dá um aspecto mais volumoso aos lábios, o que representa um padrão de beleza desejado por muitos pacientes;
  • remoção de verrugas: importante não apenas no âmbito estético, mas também infeccioso, já que pode haver contágio para outras pessoas.

Onde encontrar consulta com dermatologista por valores acessíveis?

Infelizmente, muitas pessoas não realizam consultas com dermatologista, por causa da ideia errada de que esse profissional trata somente de questões estéticas, o que pode gerar graves problemas de saúde. A população tem a percepção de que o dermatologista particular cobra valores absurdos e é um médico de difícil acesso em hospitais públicos.

Entretanto, é de suma importância que todos passem a procurar com maior frequência esse profissional, já que o índice de câncer de pele está cada vez mais alto e, contra ele, a prevenção é a melhor atitude. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia ele corresponde a 33% dos novos casos de câncer no Brasil.

Hoje, é possível realizar consultas com dermatologistas acessíveis em clínicas populares. A GlobalMed é uma clínica médica popular que oferece consulta com diversas especialidades médicas. Além disso, a clínica também oferece a realização de diferentes tipos de exames, laboratoriais e de imagem, promovendo comodidade para os pacientes.

Agora que você já sabe o que é dermatologista e como esse especialista zela pelo cuidado de sua pele e de sua saúde, não deixe de dar mais atenção a seu bem-estar e procure fazer um check-up dermatológico.

Este post foi informativo para você? Então, siga nosso perfil no Facebook, no Instagram e no Twitter e acompanhe todas as nossas atualizações de perto!

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES