Como prevenir doenças: veja aqui 5 dicas para cuidar da saúde

Quando o assunto é saúde, prevenção é sempre a melhor prática! No dia a dia, afinal, cada pequeno cuidado tomado com sua integridade física, mental e emocional ajuda a manter bons hábitos de como prevenir doenças.

Assim, ainda que você não consiga sempre evitar todas as enfermidades, certamente se vê livre de algumas delas e consegue enfrentá-las com seu sistema imunológico fortalecido. Isso ajuda a reduzir sintomas muito comuns que, muitas vezes, já não damos muita atenção como dores no corpo, tosse e cansaço.

Quer saber mais sobre o tema e entender quais atitudes manter em sua rotina para se sentir com vigor? Então, continue a leitura e veja algumas dicas que preparei para você!

1. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Não é exagero dizer que a alimentação saudável é a base de quem procura bem-estar e longevidade. Para tanto, a dica é priorizar alimentos in natura, ricos em fibras e em água. Tenha uma rotina alimentar diversificada, cheia de verduras, legumes e frutas, especialmente os da época, que são mais saborosos, baratos e fáceis de serem encontrados.

Evite exagerar na quantidade de consumo de sal, açúcar e comidas excessivamente gordurosas. Um pedaço de bolo em uma festa de aniversário não é o problema, desde que haja equilíbrio e que você priorize qualidade e densidade nutritiva em suas refeições.

Atente também a quaisquer sintomas de intolerância alimentar para evitar complicações! Assim, todos os sistemas de seu organismo se mantêm preparados para prevenir doenças.

2. Beba bastante água

Para um adulto, a quantidade média de água recomendada por dia é de 2 litros. Esse volume varia, entretanto, de acordo com a idade, altura, peso e nível de atividade física diária. Na dúvida, mantenha seu consumo de água elevado!

A água, afinal, é boa para tudo. Além de compor mais de 70% de nosso peso corporal, ela hidrata, permite que sejam transportados nutrientes para todo o corpo, auxilia a digestão, diminui a retenção de líquidos e promove a circulação.

3. Pratique atividades físicas regularmente

A preguiça às vezes fala alto, mas não deve estar acima de uma rotina de prática de atividades físicas, certo? A dica, nesse caso, é encontrar alguma com que você se identifique mais para levá-la por toda a vida, de modo que também seja um hábito prazeroso.

Se possível, busque tanto exercícios aeróbicos — como caminhada, corrida e natação — quanto aqueles que envolvem força, mais diretamente relacionados à musculação. Cada modalidade, afinal, trabalha diferentes capacidades do corpo e permite que ele se torne mais eficiente no gasto de energia, além de contribuir a favor da manutenção de peso saudável, preservação de massa muscular e ganho de disposição.

4. Tenha um sono de qualidade

Sabia que dormir também é um ótimo modo de prevenir doenças? Pois é! Às vezes, você toma o maior cuidado com sua alimentação e com sua rotina de exercícios físicos, mas se esquece de prestar atenção na qualidade do seu sono.

Durante o sono, grande parte das funções vitais são recarregadas. A memória se preserva, o descanso contribui a favor da regeneração muscular e os níveis de estresse são reduzidos. Se o corpo não descansa, ele trabalha sobrecarregado e pode cobrar de você no futuro!

5. Reserve um tempo para estar perto de quem você ama

Cuidar bem da saúde também envolve o convívio social. Além de manter bons hábitos consigo, reserve mais tempo para as pessoas que você ama. Sejam elas amigos, familiares, seja um parceiro amoroso. Se possível, fale sobre seus relacionamentos com um psicólogo a fim de ampliar o seu autoconhecimento.

Estar com alguém querido, afinal, aumenta a liberação de substâncias como a endorfina e a oxitocina, os hormônios relacionados à felicidade e ao amor. Juntos, eles também protegem o sistema imunológico e evitam a tristeza e o estresse. Nada mal, certo?

Embora essas sejam dicas simples, já fazem uma grande diferença no dia a dia de quem procura formas de como prevenir doenças. A prevenção e o cuidado, afinal, caminham lado a lado e fazem parte da vida de todos que buscam longevidade para que fiquem bem consigo e com todos que amam!

Gostou das informações que eu trouxe neste post? Aproveite, agora, e confira as dicas de como zelar pela saúde da família!

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES