Como lidar com a primeira consulta com o ginecologista

Avatar

Tudo o que você vai fazer pela primeira vez pode gerar medo, preocupações e inseguranças. Quando o assunto se refere à primeira consulta com o ginecologista, as dúvidas ficam ainda maiores, principalmente porque isto ocorre, normalmente, no inicio da adolescência feminina, quando as meninas entram na puberdade e tiveram ou estão prestes a ter sua primeira menstruação, entre 11 e 15 anos de idade.

Ir ao ginecologista

É muito importante que a primeira consulta com o ginecologista seja realizada nessa fase por dois motivos principais: o primeiro diz respeito à menarca (primeira menstruação) que pode ser ou não precoce. Este fato é encontrado cada vez com mais frequência nos consultórios médicos, já foi fonte de muita preocupação.

Hoje, a medicina oferece recursos para adiar a menstruação e o organismo da menina pode amadurecer um pouco mais. O segundo motivo é pelo próprio acompanhamento ginecológico e todas as orientações que a jovem pode e precisa receber através dele.

Primeiros sinais da puberdade

Logo que os primeiros sinais da puberdade aparecem, tais como pelos pubianos, crescimento dos seios, mudança no formato do corpo, a visita ao ginecologista já pode ser agendada, pois isto será fundamental para que a menina entenda o próprio corpo e aprenda a lidar bem com a sexualidade no futuro, inclusive no que diz respeito a sexo seguro e prevenção de gravidez precoce.

No entanto, muitas garotas morrem de vergonha só de pensar na primeira consulta com o ginecologista e várias mães acreditam que levar as filhas significa incentiva-las a transar mais cedo.

Na verdade uma coisa não possui relação com a outra. A vida sexual da jovem irá começar quando ela decidir que é hora, o acompanhamento ginecológico apenas a deixa mais preparada para uma vida saudável sem neuras.

Na primeira consulta é feito primeiro um histórico médico da paciente, conversado alguns assuntos relacionados a mudanças no corpo e sexualidade.

Alguns exames podem ser necessários

Esta primeira consulta costuma ser uma conversa informal e tranquila para deixar a paciente mais relaxada. Geralmente, os médicos fazem perguntas sobre doenças da infância, hábitos alimentares, frequência de exercícios físicos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Além disso, de acordo com a idade ou, principalmente, se a jovem já tiver vida sexual ativa, o médico também dará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Outro ponto importante é sobre o exame: se a garota ainda não iniciou a vida sexual, o ginecologista examina os seios e os genitais de forma superficial. Somente a partir da primeira relação sexual o medico realiza o exame de toque e pede o papanicolau, um dos exames ginecológicos mais importantes na prevenção de doenças no aparelho reprodutor feminino.

Na verdade, este exame é tão importante que o ministério da saúde recomenda que os médicos ginecologistas solicitem a todas as suas pacientes, a partir dos 24 anos, a realizarem o exame todos os anos.

O papanicolau é um exame clinico simples, que na prática consiste em recolher material do colo uterino para realizar testes em laboratório e é o maior responsável pela prevenção do câncer no colo do útero.

É muito comum também, na primeira consulta que o ginecologista ensine para a adolescente o exame de toque para que esta aprenda a se proteger do câncer de mama e possa se cuidar sozinha.

primeira_consulta_ginecologista_img02

 

Participação das mães no acompanhamento ginecológico

Alguns médicos ginecologistas gostam da participação das mães da adolescente durante a primeira consulta ginecológica, outros preferem que a própria garota tenha autonomia de decidir o que quer e há ainda àqueles que dividem a consulta entre uma conversa a três, exame clínico e uma conversa só com a jovem para orientar e tirar as dúvidas. Mas, não se obriga a nada: converse tranquilamente com sua família e entre no consultório como se sentir melhor.

 

Dúvidas frequentes

Por fim, ressaltamos uma dúvida muito comum entre as adolescentes: o ginecologista sempre receita um anticoncepcional? Não necessariamente! O médico receita medicamento de acordo com as necessidades da paciente. Mas, em alguns casos o ginecologista pode receitar a pílula anticoncepcional mesmo para garotas virgens, pois esse tipo de medicamento pode regular disfunções hormonais, causada por ovários policísticos, por exemplo.

Mas, se por acaso a garota já iniciou ou está pensando em começar sua vida sexual, o médico possivelmente vai indicar um anticoncepcional, oral ou injetável, ou algum outro método para evitar gravidez, levando em conta o histórico de doenças e o estilo de vida da jovem.

Para conhecer um pouco mais do trabalho da GlobalMed Clínica, realize uma visita ao site e tire todas as suas dúvidas. Estamos sempre prontos a oferecer o melhor atendimento.

Conheça todos os métodos contraceptivos e qual o melhor para o seu corpo 

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
Precisando de uma consulta médica?