Como manter os níveis de colesterol?

É sempre importante observar as taxas de colesterol na tabela nutricional dos alimentos.

Quando é falado a palavra colesterol, logo vem à cabeça algo que possa ser prejudicial a saúde. Porém, apesar da má fama, essa substância é indispensável para a produção de hormônios esteroides, sais biliares, células e vitamina D. O risco surge quando os níveis estão acima do valor ideal, acumulando na corrente sanguínea e formando placas de gordura, possibilitando a incidência de doenças vasculares, coronárias e AVC.

O que é o colesterol HDL e o colesterol LDL?

Há dois tipos de colesterol, o HDL, classificado com benéfico para a saúde, e o LDL, considerado colesterol ruim. Para o funcionamento correto do organismo é necessário que ambos estejam equilibrados. Veja como é classificado cada um deles:

LDL- Esse colesterol é considerado ruim quando os níveis estão acima do recomendado, ou seja, mais que 130 mg/dl. Quando isso acontece, a gordura começa a acumular nos vasos sanguíneos, atrapalhando a passagem de sangue.

HDL – Diferente do LDL, esse tipo tem a função de limpar as artérias. Quando maior o nível no sangue, acima de 40 mg/dl, menor é o risco de sofrer com alguma doença cardiovascular.

Quais são as causas desse aumento?

Existem alguns fatores que podem estar associados ao desregulamento do colesterol. O principal deles é a má alimentação e ausência de hábitos saudáveis. Os outros, são a predisposição genética herdada da família, obesidade e tabagismo.

O que fazer para controlar o nível de colesterol?

Manter uma dieta saudável é uma das principais medidas para abaixar o colesterol. Por isso, é  recomendado substituir alguns alimentos com a finalidade de consumir menos gorduras e açúcares. Além disso, controlar a pressão arterial, não fumar, praticar atividades físicas, se manter no peso ideal e realizar check-up regularmente podem prevenir que esse mal ocorra.

Segundo o Ministério da Saúde, existem também alguns alimentos que podem ser consumidos para impedir o aumento do colesterol no sangue, sendo eles:

  • Fibras: frutas, cereais e legumes
  • Flavonoides: castanhas, suco de uva, vinho e chá verde

Como saber se o seu colesterol está alto?

Na maioria das vezes esse tipo de gordura não costuma apresentar sintomas. Por isso, é importante sempre consultar um cardiologista para realizar exame de sangue e observar as taxas de colesterol HDL e LDL. A frequência que deve ser feito os exames periódicos pode varias de acordo com a idade e histórico familiar. Caso os valores deem fora do normal, é necessário iniciar o tratamento indicado pelo especialista e mudar os hábitos alimentares.

Clique aqui para saber mais sobre AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES