Coceira pelo corpo ?

Avatar

A pele é o maior órgão que possuímos no corpo e frequentemente acaba passando por processos alérgicos. Muitas pessoas sentem coceira pelo corpo, porém, não sabem o que pode estar causando esse desconforto e irritação. Neste texto, vamos passar algumas dicas importantes para você descobrir as principais causas da coceira no corpo.


Há diversos motivos que resultam na alergia da pele e na maioria dos casos costumam aparecer manchas ou placas avermelhadas, acompanhadas de intensa coceira.
As causas da coceira no corpo são diversas e abaixo mostraremos, quais são elas.

Urticária

A urticária é uma das alergias mais frequentes e se trata de uma lesão da pele, que apresenta vermelhidão, placas avermelhadas em alto relevo e coceira intensa. A urticária costuma ser causada por remédios, alimentos, picadas de insetos e contato com substâncias (tintas, látex, pólen, saliva de animais e outros).
A urticária costuma surgir minutos depois do contato com o alérgeno, que é o nome que se dá á substância responsável por causar alergia.
Muitas pessoas acreditam não ser alérgica a alguma substância por já terem tido o contato outras vezes e não ter acontecido nada. No entanto, é fundamental saber que a urticária e outras alergias podem ser desenvolvidas com o tempo.

Por exemplo, uma pessoa pode ter tomado algum tipo de medicamento diversas vezes e nunca ter acontecido nenhum tipo de reação, porém algum dia ela pode realizar o uso novamente e passar a ter reações alérgicas. Neste caso, sempre é importante fazer testes antes.

Apesar de a urticária ser manifestada normalmente após o contato com algum alérgeno, acontece também de ser provocada por infecções de origem viral ou bacteriana.

Entre as causas mais comuns temos a gripe, resfriados, infecção urinária, faringite, mononucleose e outras infecções. Em crianças a urticária 80% das vezes tem origem infecciosa.

A urticária pode ocorrer de não ser alérgica e aparecer devido aos estímulos físicos, como frio, exercícios físicos, calor, nervoso ou até pressão sobre a pele.

coceira_corpo_img02

Angioedema

A angioedema é causada pelos mesmos motivos da urticária, porém mais grave, pois atinge as camadas mais profundas da pele e da mucosa, podendo provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e das vias respiratórios, além da coceira insuportável.

Considerada um quadro muito perigoso a angioedema, exige muita atenção, pois pode levar a dificuldade respiratória por edema de glote ou até asma grave, podendo evoluir para um choque anafilático e até levar a morte.  Ao notar indícios de edemas nos olhos e lábios é preciso se dirigir imediatamente a um hospital.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é a irritação da pele em contato com alguma substância que causa alergia. As principais causas de dermatite de contato pode ser causada por bijuterias, látex, ouro, antibióticos, perfumes e cosméticos, borracha, couro, esmalte, álcool, sabonetes e outros.

Picadas de mosquito

As alergias a picadas de mosquito são muito comuns. Quando o mosquito começa a sugar o sangue, ele injeta sua saliva que possui ação anticoagulante, ou seja, que impede do sangue ser coagulado. A saliva do mosquito é a grande responsável pelas coceiras na pele e as reações alérgicas.

coceira_corpo_img03

Dermatite seborreica

Também chamada de eczema seborreico, a dermatite seborreica é uma doença de pele comum e que traz muitos incômodos. Essa doença se trata de uma inflamação crônica nas regiões que possuem grandes quantidades de glândulas sebáceas.

Apesar de possuir todos os sintomas de uma alergia, a dermatite seborreica não é considerada exatamente uma alergia de pele, pois é causada por uma reação do sistema imunológico á presença de fungos na pele.

Tratamentos

O tratamento de alergias irá depender muito de cada caso. O correto é procurar um médico, seja clínico geral, dermatologista ou alergista, para que ele realize todos os exames e descubra as causas e o que deve ser evitado.

No geral, para diminuir as coceiras é válido tomar banhos com água mais fria, a água quente piora as alergias. Evite coçar a pele, remédios e pomadas antialérgicas ajudam a amenizar o incômodo, porém precisam de prescrição médica.

Se você está à procura de bons médicos para te ajudar a eliminar as coceiras que causam tanto desconforto, a GlobolMed Clínica é uma ótima opção, pois possui profissionais qualificados e comprometidos, capazes de oferecer um atendimento adequado ao seu caso. Faça-nos uma visita.

Caso tenha gostado desse texto, deixe seu comentário sugestões e compartilhe nas redes sociais.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES