Clínica psiquiátrica: O que você precisa saber para escolher.

Como escolher uma clínica psiquiátrica?

A especialidade psiquiatria encontrada em uma clínica psiquiátrica, é a parte médica responsável por atender as doenças e particularidades da mente humana. Dessa forma, o médico psiquiatra atua nos sofrimentos mentais de qualquer origem, sejam físicas ou não. Todo o atendimento abrange prevenção antes que doenças se instalem, diagnósticos e tratamento com medicamentos quando necessário. O psiquiatra toma como base para realizar diagnósticos o DSM- Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais.

As principais doenças que acometem a mente são a depressão, transtorno bipolar, compulsão alimentar, anorexia nervosa, demência, ansiedade generalizada – TAG, bipolaridade e esquizofrenia. Diante destas doenças o médico psiquiatra, realizará um tratamento que pode envolver ou não encaminhamentos, assim como direcionar para outras especialidades médicas. Em alguns casos, será feito com o auxilio do profissional psicólogo, que usa técnicas como a psicoterapia. Tudo isso em busca de trazer para o paciente uma melhor qualidade de vida para que consiga conviver o mais tranquilamente possível consigo mesmo e em sociedade. O tratamento em muitos casos é essencial para alívio de grande sofrimento sentido pela pessoa acometida por algum tipo de transtorno.

Para escolher uma clínica psiquiátrica, é essencial verificar se ela possui os profissionais qualificados, para dar andamento e continuidade no tratamento de maneira continua. O psiquiatra fará uma avaliação biológica, psicológica e cultural, sendo o profissional mais indicado para traçar um panorama integrativo da pessoa. Essa avaliação precisa ser criteriosa e ter um olhar muito específico que só os médicos da saúde mental desenvolvem. Por isso, a escolha do profissional pode ser um divisor de águas na vida da pessoa que necessita este acompanhamento.

Principais sintomas da depressão e necessidade de procurar uma clínica psiquiátrica

“Segundo relatório da OMS- Organização Mundial da Saúde, ansiedade e depressão serão as doenças mais incapacitantes previstas para 2020.”

Sendo assim, é importante estar atento aos sinais iniciais e se necessário buscar ajuda antes que a doença se agrave. A depressão é uma doença de cunho mental, porém precisa ser cuidada e seguir um tratamentos igual ou até mais intenso que doenças de ordens biológicas. Isso porque uma depressão não tratada pode levar a pessoa a cometer ações em desespero e chegar até ao suicídio.

Quando perceber alguns dos sintomas clássicos da doença ou verificar em alguém próximo, é importante buscar o diagnóstico de um especialista. O primeiro sintoma a ser percebido geralmente é a sensação de tristeza e apatia. A pessoa perde o interesse pela vida e pelas atividades cotidiana, até mesmo pela que sempre lhe trouxeram prazer. Além desses, é importante observar:

  • Perda ou ganho de apetite excessivo;
  • Agressividade;
  • Choros constantes;
  • Falta de sono ou sono em excesso;
  • Fadiga;
  • Baixa autoestima;
  • Mudanças bruscas de comportamento;
  • Dificuldade de concentração;

A depressão pode estar relacionada indiretamente a outras doenças. Pode acontecer de doenças como o hipotireoidismo desencadearem sintomas, entre eles a depressão. O médico irá avaliar todas essas questões secundárias, assim como os exames clínicos, principalmente os parâmetros hormonais.

A depressão pode não estar relacionada a acontecimentos fatalistas e pode afetar pessoas de qualquer idade. Pode acontecer com crianças, adolescentes, adultos ou até mesmo na terceira idade. O apoio familiar é um ponto muito importante para que o tratamento corresponda ao esperado. É bom enfatizar que a depressão acomete pessoas e isso não se relaciona a falta de vontade ou uma escolha própria. É uma doença que precisa ser respeitada e tratada como tantas outras.

Transtornos de ansiedade generalizada (TAG)

A ansiedade é algo que muitos sentem, principalmente nos tempos atuais, que o cotidiano é tão maçante. O que necessita de avaliação médica com psiquiatra é o transtorno de ansiedade, caracterizado por uma ansiedade que prejudica a pessoa em diversos aspectos. Quando a ansiedade é paralisante, atrapalha a pessoa profissionalmente e socialmente é hora de buscar uma clínica especializada para tratamento.

A ansiedade muitas vezes de manifesta em picos, onde a pessoa sofre uma crise com sintomas muito intensos. Esse pico de ansiedade, costuma durar cerca de quarenta minutos, e a sensação de mal-estar perdurar pelas horas seguintes. Durante a crise a pessoa sente aceleração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, boca seca, visão turva, dificuldade para engolir a saliva e sensação de pânico. Para procurar uma clínica especializada para tratar a TAG é importante verificar a presença de sintomas repetidamente, como:

  • Sensação de sofrimento constante ou que afete a rotina;
  • Irritabilidade;
  • Tensão muscular;
  • Agitação;
  • Falta de sono;

A ansiedade não é a mesma coisa que ataque de pânico ou sintomas relacionados a outros transtornos mentais. Por isso, um médico psiquiatra é o mais indicado para diagnosticar e indicar o tratamento ideal para cada situação. Sempre que houver a suspeita de doenças mentais é recomendado já procurar tratamento. Em casos mais simples, apenas a psicoterapia costuma alcançar bons resultados e acaba dispensando o uso de medicamentos.

Quais são as áreas da psiquiatria e qual preciso procurar?

A psiquiatria é subdividida em algumas áreas que são reconhecidas pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Estas especialidades são mais direcionadas para determinados nichos de atendimento, tornando ainda mais específicas as ações tomadas pelo especialista. As mais conhecidas e procuradas por pacientes são:

    • Psiquiatria infantil e da adolescência;
    • Psiquiatria forense: trabalham com tribunais e situações da justiça.
    • Psicoterapia: tratamento com base em entender o paciente, através principalmente da fala.
    • Psicogeriatria: especializada em particularidades da terceira idade.

Para saber quais são todas as especialidades e exames que a clínica disponibiliza, acesse o nosso site ou entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer esclarecer as suas dúvidas!

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES