Clínica Oftalmológica: como escolher a melhor opção?

Escolher uma clínica oftalmológica exige checar as características físicas e equipamentos.

A clínica oftalmológica tem objetivo de prestar atendimento preventivo ou de doenças relacionadas aos olhos e seus sistemas interligados. Dentro da clínica oftalmológica os médicos que atendem são aptos através de uma especialização para esta área em específico. O médico especialista, denominado como oftalmologista, pode realizar diversas atividades, sendo a principal diagnosticar distúrbios da visão. Em alguns casos, é realizado o conhecido popularmente, exame de vista. Após todas as analises e exames necessários, o médico fecha seu diagnóstico, podendo prescrever um tratamento, medicamentos ou até uma cirurgia.

Dentro da clínica oftalmológica ainda podem existir especialidades mais específicas para determinados casos. Alguns mais procurados são para tratamentos em pessoas com doenças orbitárias, com glaucoma, necessidade de plástica ocular, correção de miopia, atenção para vias lacrimais, tratamento de retina, entre outras. Uma especialidade bem procurada é o oftalmo-pediatra.

O que faz um oftalmo-pediatra?

Este médico, denominado como oftalmo-pediatra, está apto a realizar o atendimento de crianças. A partir do nascimento, os olhos de uma criança passam por fases de desenvolvimento. Diante de tantas mudanças é importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos de forma a diagnosticar precocemente possíveis alterações. Os especialistas de oftalmologia recomendam sempre realizar o primeiro exame antes do primeiro ano de vida da criança. Este exame preventivo mede a simetria facial, aparelho neuropsicomotor, aspecto dos olhos e avaliação de desenvolvimento.

A partir desse contato o médico de oftalmologia infantil pode iniciar, nos casos necessários, um tratamento que visa evitar os problemas de má formação e permite que o indivíduo se desenvolva dentro dos padrões necessários para sua qualidade de visão necessária. Isso ainda evita problemas durante a alfabetização e integração social da criança. Problemas como a miopia costumam aparecer precocemente, então esta avaliação é indicada sempre na infância.

Quais sintomas indicam necessidade de ir até uma clínica oftalmológica?

Os problemas da visão muitas vezes são menosprezados por serem confundidos com outros fatores influenciadores ou doenças mais comuns. Por exemplo, o caso de enxaquecas frequentes, a pessoa pode demorar a associar que algo pode estar errado com seus olhos e resultar nesta dor.

Pessoas que já foram diagnosticas anteriormente com alguma disfunção também devem realizar exames e visitas ao médico pelo menos há cada 6 meses para avaliar a evolução do tratamento.

A checagem dos óculos periodicamente é muito importante para verificar se é necessária alguma atualização do seu grau de correção. Assim como avaliar novas possibilidades mais indicadas para cada caso a serem implementadas.

O uso de colírios e remédios sem a prescrição médica pode ser muito perigoso, assim como indicações caseiras. Apenas o médico especializado em oftalmologia está sempre atualizado e em alinhamento com as inovações farmacêuticas adequadas para cada pessoa. Sempre que os olhos apresentarem sintomas como:

  • Coceira intensa
  • Vermelhidão
  • Lacrimejamento
  • Pálpebras inchadas
  • Mancha vermelha persistente
  • Vertigens
  • Visão turva

É importante procurar uma clínica especializada em oftalmologia. Hoje já é possível encontrar uma clínica com oftalmologista mais barato em SP.

Cuidados necessários em cirurgias oftalmológicas

Uma cirurgia muito realizada no Brasil, até em situações de mutirões, é a de catarata. Porém, vale ressaltar que apenas um atendimento de qualidade e referência garantida pode diminuir complicações. Buscar uma clínica particular pode evitar possíveis consequências negativas de um pós-operatório mal acompanhado ou até descuidos no momento da realização do procedimento.

Fica um alerta para que as cirurgias oculares não sejam classificadas como algo corriqueiro. Todo o aparato e medidas de segurança precisam ser realizadas minuciosamente.

A importância do exame de refração em uma consulta oftalmológica

Indicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO, o exame de refração é muito importante, assim como atuar na prevenção da cegueira. Popularmente conhecido como o exame de vista, este exame é realizado com objetivo de verificar qual o grau necessário para as lentes de contato ou óculos. Através deste mesmo exame o médico verifica quanto a pessoa enxerga, faz o diagnóstico de doenças como a miopia, astigmatismo e hipermetropia. O que cada uma dessas doenças ocasiona:

  • Miopia – dificuldade de enxergar em longas distâncias.
  • Hipermetropia – dificuldade de enxergar o que está perto.
  • Astigmatismo – as imagens são vistas de maneira distorcida, sendo longe ou perto.

Durante o procedimento do exame cada médico pode seguir o protocolo que julgar necessário, porém, o processo passa por uma análise no equipamento auto refrator, que começa a medir o grau necessário de ajuste para aquela visão e depois por um teste de visão pelo equipamento com lentes diversas, adequando a que fica mais confortável ao uso. Geralmente a indicação de repetição do exame é a cada ano. O motivo é que o grau necessário para correção da visão, pode sofrer alterações neste tempo médio, necessitando uma atualização através de nova checagem médica especializada. Sendo assim, ter uma clinica oftalmológica especializada nestes diagnósticos de confiança pode garantir uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos de tratamentos.

Como escolher os óculos de correção

Não é recomendado comprar óculos sem a receita médica em locais que vendem com graus padronizados. Isso pode afetar a saúde ocular e causar sintomas prejudiciais para quem faz o uso. Além de ter cuidado em manter as lentes limpas é essencial que as hastes dos óculos de grau, estejam ajustadas e adaptadas ao formato do rosto, pois garantem a possibilidade de movimentação sem que os óculos saiam do lugar correto. Os óculos não ajustados adequadamente podem ocasionar sérios acidentes como quedas. O mais importante é sempre seguir as recomendações médicas especializadas que receber na sua consulta na clinica oftalmológica de confiança.

Centro Oftalmológico GlobalMed

A GlobalMed conta com Médicos Oftalmologistas das melhores universidades e hospitais do Brasil, com preços acessíveis, que cabem no seu bolso e atendimento com carinho e atenção que você merece. Entre em contato e saiba mais sobre o nosso atendimento.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!

Os comentários estão desativados.

 
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES