6 motivos para procurar uma clínica ginecológica

É indicado marcar uma consulta em uma clínica ginecológica toda a vez que algo no corpo da mulher não vai bem

Após a primeira menstruação e, principalmente, antes de iniciar a vida sexual, é muito importante que toda mulher procure uma clínica ginecológica. Isso porque, o ginecologista é um especialista capacitado para cuidar de tudo o que envolve o corpo feminino, orientando, esclarecendo dúvidas e indicando as melhores soluções para qualquer problema.

Por exemplo: quando uma paciente deixa de ser virgem, é recomendado passar pelo atendimento desse profissional, no mínimo, uma vez ao ano. Esse cuidado é fundamental para se proteger contra doenças, planejar ou evitar uma gravidez e garantir que a sua saúde permaneça em dia. Vale a pena!

E, se você ainda não sabe quais são as principais razões para procurar esse tipo de médico, não se preocupe. A partir de agora, vou explicar quando essa consulta deve ser marcada e, assim, será mais fácil acompanhar e cuidar do seu organismo. Para ficar por dentro do assunto, não saia daí e acompanhe a leitura!

Quando procurar um ginecologista?

Caso você já tenha uma vida sexual ativa, será necessário consultar, anualmente, o ginecologista. Mas não é só isso. Existem outras situações que podem adiantar a volta ao especialista. Quer saber quais são elas? Confira abaixo a seleção que preparei.

1. “Notei um nódulo no meu seio”

Na maioria dos casos, um nódulo no seio é uma complicação benigna. Assim, a indicação é que a pessoa confirme esse diagnóstico com um ginecologista. Durante o atendimento, o médico deverá fazer um exame de toque, realizado no próprio consultório.

Após o procedimento, ele também pode solicitar que a paciente faça outros exames, desta vez, de imagem, para completar a investigação e alcançar uma resposta mais detalhada. Com isso, será possível tratar a condição e evitar que o problema se agrave.

2. “Sinto uma ardência toda vez que vou ao banheiro”

Na hora de urinar, você sente uma certa ardência? Então, fique atenta: esse é um sinal de alerta. Muitas vezes, esse sintoma é um indicativo de que a mulher apresenta inflamações na região, como é o caso da infecção urinária — uma complicação causada por bactérias e que deve ser combatida com o uso de antibióticos.

Uma vez não tratada corretamente, essa doença pode causar graves problemas de saúde, levando, até mesmo, a um quadro de infecção generalizada. Todo cuidado é pouco!

3. “Sinto dor durante as relações sexuais”

Durante um bom tempo, muitas mulheres acreditavam ser normal sentir dor ou apresentar sangramento durante uma relação sexual. Não acredite nisso! Embora esse problema seja comum, ele deve ser tratado com seriedade e pode ter diferentes causas envolvidas — desde razões físicas até psicológicas.

Os principais motivos que levam a esse quadro, são a endometriose, o vaginismo, diferentes infecções, a secura aguda e, inclusive, doenças sexualmente transmissíveis. Não se esqueça: se você sentir qualquer desconforto durante esse momento, procure uma clínica ginecológica rapidamente.

4. “Senti uma coceira na região vaginal”

Você sabia que existem diversas doenças capazes de causar coceira na vagina? Pois é! Em algumas situações, esse incômodo ainda vem acompanhado de outro sintoma, igualmente desagradável: o corrimento que, por sua vez, pode apresentar cor e odor bem forte.

Em geral, esses sinais são causados por alergias ou infecções fúngicas, que é o caso da candidíase. Há ainda, situações em que a coceira é uma consequência de uma doença sexualmente transmissível. Um perigo!

5. “Estou querendo ter um filho”

Antes de engravidar, é extremamente importante passar por um especialista em ginecologia e obstetrícia. Ao longo do acompanhamento, o médico poderá solicitar exames para garantir que está tudo bem com o organismo da paciente.

Esse fator é ideal para que não ocorra nenhum problema com a saúde da mulher e do bebê durante esse processo tão especial. Além disso, o profissional ficará responsável por prestar apoio à mãe durante toda a gestação, bem como no parto e no pós-parto.

6. “Minha menstruação está atrasada”

São diversas as razões que podem causar o atraso da menstruação — e a gravidez é apenas uma delas, não sendo o principal. Quais são os demais? Estresse, excesso de atividade física, má alimentação, alterações nos ovários e aproximação do período da menopausa. Por isso, é importante analisar com cautela e encontrar a verdadeira causa do problema.

Como encontrar uma clínica ginecológica de confiança?

Como sabemos bem, não é fácil encontrar um médico de confiança — ainda mais, se tratando de uma clínica ginecológica. Para fazer um bom acompanhamento com esse especialista, a paciente precisa confiar integralmente em seu serviço, além de se sentir segurança com as suas recomendações. Veja as nossas dicas a seguir e acerte na escolha.

Peça indicações

Ao falarmos sobre prestação de serviços, ainda mais na área médica, é comum que as pessoas peçam indicações para outras. Essa é uma maneira de não perder tempo e dinheiro com profissionais ruins. Na sua busca por uma clínica ginecológica, isso não é diferente. Para assegurar a escolha certa, converse com amigos e familiares em busca de recomendações de bons especialistas.

Veja a reputação da clínica ginecológica

Que tal checar a reputação da clínica ginecológica? Esse detalhe pode ser checado de uma maneira muito simples e eficaz: pela internet. Atualmente, com uma simples pesquisa no Google, já é possível encontrar feedbacks — positivos ou negativos — sobre o serviço prestado pelos profissionais em questão.

Se possível, também confira a própria página do estabelecimento nas redes sociais, em busca de depoimentos de outras pessoas que já passaram por lá. Na sua análise, verifique se os médicos são solícitos com os pacientes, se o tempo de espera não é longo demais e se é fácil agendar ou desmarcar consultas.

Analise a qualificação dos profissionais

Para que uma clínica ginecológica tenha, de fato, uma boa reputação, é preciso que os seus profissionais sejam bons. E se você não sabe como checar essa informação, ensinamos: basta acessar o site do Conselho Regional de Medicina e fazer uma breve pesquisa com o nome ou CRM do médico. Lá, será possível analisar se o ginecologista tem capacitação para exercer o seu trabalho e cuidar dos pacientes com total segurança.

Considere a estrutura

Por último, confira a estrutura da clínica ginecológica. Pode não parecer, mas esse detalhe diz muito sobre a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais. O ideal é analisar se o local segue as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e se todos os espaços são constantemente limpos, higienizados e organizados.

Também é importante que os ambientes tenham temperatura agradável e aconchegante e que não tenham nenhum vestígio de sujeira, má iluminação ou obras em andamento. Fique atenta!

A GlobalMed é uma clínica de ginecologia que disponibiliza diversos médicos especializados para prestar um excelente atendimento e realizar exames laboratoriais e de imagem. Para ser atendida por um dos nossos profissionais, basta agendar a consulta pelo site e conhecer melhor o trabalho dos profissionais.

E então, gostou de conhecer os principais motivos para procurar por esse especialista? Agora, aproveite o embalo e descubra qual é o momento ideal para agendar uma consulta com o ginecologista!

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
AGENDE ONLINE NOSSAS UNIDADES