Caxumba: a nova preocupação!

Avatar

Segundo um levantamento realizado, foi registrado na cidade de São Paulo 274 casos de caxumba nos últimos quatro primeiros meses do ano de 2016, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Esse surto assustou a população paulistana, porém, ainda faltam informações confiáveis de sintomas e transmissão. Nós da Globalmed pesquisamos sobre essa doença para você! Acompanhe essa postagem e fique por dentro do assunto.

Quais são os sintomas da Caxumba?

Explicando de uma maneira geral, a caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas salivares. Ela possui um período de incubação geralmente de 2-3 semanas. Os sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza.

O principal aspecto dessa infecção é o aumento das glândulas salivares da região do pescoço, quem podem fazer o rosto inchar. Quando a doença se agrava, pode causar surdez, meningite e levar à morte se não tratada devidamente. Logo na adolescência, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) dos homens ou dos ovários (ooforite) das mulheres, levando à esterilidade. Por isso, é necessário redobrar a atenção nestes casos e ter acompanhamento médico.

 

vírus caxumba

 

Como é a transmissão?

A caxumba é extremamente contagiosa e é causada pelo vírus Paramyxovirus, transmitida por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera. As crianças são as mais atingidas.

 

Como é a prevenção e tratamento?

A vacinação é a melhor maneira de evitar a caxumba e deve ser aplicada em crianças de 12-5 meses de vida. Se uma pessoa é afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença. É necessário desinfetar os objetos contaminados com secreções do nariz, da boca e da garganta do enfermo. A caxumba é tratada naturalmente pelo organismo. Felizmente, grande maioria dos adultos e crianças se recupera da caxumba sem grandes complicações, em duas semanas. Se uma pessoa é curada de caxumba, ela se torna imune.

 

clínico geral

 

Os clínicos gerais podem ser primordiais nesse tratamento

Se o paciente tem suspeita de caxumba, ele será encaminhado diretamente ao Clínico Geral, que possui profundo conhecimento do corpo humano, sendo preparado para realizar diferentes tipos de diagnósticos. Nós da GlobalMed Clínica possuímos esta especialidade (e outras) em nossas duas unidades Lapa e Centro de São Paulo
CTA BLOG

 

Você conhece alguém que tenha sido infectado pela caxumba? Se você está procurando uma clínica confiável com preço popular para se consultar, entre em contato conosco para agendar a sua consulta. O que achou de nossa postagem? Entre em contato conosco, nós queremos saber a sua opinião!

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
Precisando de uma consulta médica?