Pesquisar

Câncer de pele: como prevenir e como identificar?

  • Compartilhar:
post-title

Com a chegada do verão, consequentemente mais tempo exposto ao sol em horários críticos, aumenta o número de casos de câncer de pele. Essa doença é uma das mais comuns no Brasil, devido ao estilo de vida dos brasileiros.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil. Apesar da alta incidência, que é de aproximadamente 175 mil novos casos por ano segundo o mesmo instituto, esse tipo tem baixa mortalidade e alto índice de cura quando tem diagnóstico precoce.

No Brasil, ele também representa cerca de um quarto dos cânceres malignos. Vamos ver como o excesso de exposição a raios ultravioletas, sem proteção e atenção, podem te prejudicar.

Quais são os principais tipos de câncer de pele?

Carcinoma Basocelular – Esse é o tipo de câncer de pele mais comum e felizmente o menos agressivo, com altas chances de cura após a retirada do tumor. O crescimento é lento e dificilmente ocupa outros tecidos, se tornando metástase. Ele é encontrado principalmente nas partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, como no pescoço e rosto.

Carcinoma Espinocelular – Considerado o segundo câncer de pele mais comum, esse é mais frequente em pessoas mais velhas e do sexo masculino. Ele também ocorre mais nas partes que estão expostas ao sol, sobretudo na orelha e no couro cabeludo. Esse tipo se forma a partir de células escamosas e as camadas de pele e mucosa. Sua ação é mais agressiva podendo atingir outros órgãos quando não é retirado rapidamente.

Melanoma – O melanoma é o mais agressivo dos 3, pela capacidade de atingir outros órgãos e se tornar metástase. Ele pode causar problemas em partes do corpo como orelhas, trato gastrointestinal, olhos, mucosas, genitais, etc. Sua aparição é bem inferior aos demais.

Quais sinais podem indicar essa doença?

Existe um exame que na maioria dos casos ajuda a identificar se a mancha pode ser câncer de pele. Ele é chamado de “ABCDE” e é feito com base nas características da lesão. Apesar de poder se observado em casa, o diagnóstico só pode ser feito por um médico. Os aspectos analisados são:

  • Assimetria da lesão: Um lado é diferente do outro
  • Borda Irregular: O contorno não é definido
  • Cor: A lesão tem várias cores diferentes (preto, castanho, avermelhado, branco ou azul)
  • Diâmetro: tamanho maior que 6 milímetros
  • Evolução: Alteração no formato, cor ou tamanho

Quais são os principais fatores de risco e como prevenir?

Os raios solares estão cada vez mais fortes no mundo inteiro. Por isso, é importante tomar o máximo de cuidado e proteger a pele contra os efeitos da radiação. As principais estratégias para evitar o risco de câncer de pele são:

  • Evitar a exposição ao sol das 10hrs às 16hrs
  • Ficas em locais com sombra
  • Observar atentamente todas as partes do corpo e notar se há alguma pinta ou mancha
  • Utilizar roupas, chapéu, boné e óculos escuro, diminuindo as áreas expostas ao sol
  • Consultar um dermatologista pelo menos 1 vez ao ano
  • Passar filtro solar

Existem algumas pessoas que precisam redobrar os cuidados com a exposição solar. Isso porque podem estar mais pré-dispostas a desenvolver essa enfermidades. São elas:

  • Aqueles que já tiverem a doença
  • Bronzeamento artificial
  • Histórico familiar de câncer de mama
  • Pessoas de pele clara ou com muitas pintas
  • Olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, e albinos

Quando procurar um especialista?

Ao notar algum sinal da doença é indicado procurar um dermatologista. Apenas um profissional pode investigar se é realmente câncer de pele através do exame clínico, solicitar exames complementares, como a dermatoscopia ou a biópsia, e apontar o melhor tratamento.

Quer saber como funciona a consulta com dermatologista? Acesse o link.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Tags:
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/themes/kompa/single.php on line 85

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?